Wednesday, August 05, 2009

ASSÉDIO À BLOGOSFERA

"Quadratura". Fotografia: Gad, 2007


Aproximam-se as eleições, as mais decisivas e, no país do "vale tudo", sem quaisquer valores, as bestas passaram, (onde é que eu já ouvi isto?) a bestiais.

Os políticos que nos (aos bloguistas) consideravam uma espécie desprezível, marginal, mal-dizente e sobretudo ignorante, parecem agora ter descoberto o "perfume" desta gente maioritariamente anónima, interessante e que se está "nas tintas" para eles.

Depois do primeiro ministro ter promovido/participado um encontro com os "principais" bloggers nacionais seguiu-se Francisco Louçã no assédio cibernáutico, promovendo " um encontro com responsáveis de 12 blogs ".

O que me incomoda, e muito, é haver um determinado número de bloguistas ou blogueiros que, por encabeçarem um "ranking" numérico ou de outra espécie qualquer, cedem à tentação da ribalta e, numa de "fair-play" manhoso (muito na moda das conveniências) traem tudo aquilo que de mais genuíno tem a condição de blogger - a liberdade, a irreverência, o olhar critico e independente sobre tudo o que nos rodeia.

Os políticos, o poder, conhece bem o velho ditado "se não os podes vencer, junta-te a eles."

E os "meninos" foram na cantiga.

Sobre este assunto e para maior compreensão do fenómeno vale a pena ler o que Pacheco Pereira escreveu na revista Sábado...

No comments: