Eu fui um dos milhões que não foi votar.
E também não fui à praia nem ao "shopingue".
As "minhas razões estavam todas alinhadas nos boletins de voto.
Fiquei em plena paz com a minha consciência depois de ver e ouvir Cavaco a apelar ao voto, em directo, depois de ter praticado o acto...
3 comments:
Percebo as razões para não ires votar. Mas porque não em branco?
Um abraço
Pedro Caldeira
Caro PC, do meu ponto de vista e, neste contexto particular, o "voto nulo" tem um sentido mais ambíguo do que a simples abstenção.
Em democracia, nos tempos "modernos" a abstenção elevada provoca na sociedade e sobretudo nos politicos um efeito de "esvaziamento" já que é o voto e do povo que vota a razão da sua existência e continuidade. O voto nulo tem sobretudo um sentido de protesto politico enquanto a abstenção, no meu ver,atinge uma dimensão transversal - a sociedade e o modo como é dirigida.
Espero ter-te esclarecido.
Abraço.
"...nos tempos "modernos" a abstenção elevada provoca na sociedade e sobretudo nos politicos um efeito de "esvaziamento" já que é o voto e do povo que vota a razão da sua existência e continuidade."
Devia ser assim mas em Portugal não me parece, eu até acho que a abstenção interessa-lhes e muito, principalmente a quem está no poder.
A mim parece-me que a abstenção é bem mais ambígua que o voto em branco (prefiro chamar branco que nulo, são coisas diferentes para mim, e no limite defendo que os votos brancos deviam contar como cadeiras vazias no parlamento, aí sim provocaria um "esvaziamento" nos políticos) pois até pela tua "posta" nunca se sabe qual a razão da abstenção (férias, trabalho, puro desinteresse, castigo político, praia, compras...). Já no voto em branco para mim só significa um voto de protesto com a situação.
Um abraço
Post a Comment