Wednesday, March 11, 2009

Um blogue é um livro que se vai escrevendo

Desenho: Gad, 2009

Pelo "Artes e Ofícios" passam diariamente perto de uma centena de "observadores".
Se há uns que "passam" outros há que ficam por aqui... 30, 40, 50 minutos.
Chego a pensar que o meu blogue é para muitos uma espécie de "banco de imagens" ou, ainda pior, uma "base de dados" tal a quantidade de páginas "repescadas" dos arquivos.
Tudo isso poderiam ser motivos para me dar por satisfeito mas não são. A generalidade dos meus visitantes entram mudos, "servem-se" e saem calados...
Esta "coisa" da blogosfera é, como tudo em Portugal: uma tristeza confrangedora;
Comentar ainda significa dizer mal ou, pela positiva, "dar graxa".
Criticar, discordando, ainda é. para muitos, um risco que só vale a pena correr debaixo de um anonimato qualquer.
Assumir uma posição critica, frontal, fundamentada e concreta é quase sempre confundido com rebeldia ou "mau-feitio".
Se eu não sustentasse a convicção de que "Um blogue é um livro que se vai escrevendo" há muito que tinha passado os mais de 700 posts de desenhos, fotografias, projectos, obras e opiniões (sobre os mais diversos assuntos) ao "estatuto" de rascunhos" deixando "no ar" apenas a "posta do dia".
Reparo, por outro lado, que o fenómeno é geral; os blogues mais interactivos são normalmente aqueles que estão disponíveis para toda a espécie de atrocidades anónimas, insultuosas e destrutivas ou então alguns blogues "elitistas" ie: escritos para um determinado grupo de amigos que o visitam e comentam assiduamente em "circuito fechado".
Frequentemente, esses blogues, adoptam a estratégia de "animar" as suas páginas com contundentes e belos nus artísticos "sacados" da Net, embora respeitando maioritariamente a regra básica dos direitos de autor (o nome e o link).
Resumido: Estou a ficar "cheio" disto.

3 comments:

Pedro Caldeira said...

Tem que ter calma e pensar que "um blogue é um livro que se vai escrevendo" assim com também é um livro que se vai lendo.
Um abraço
Pedro Caldeira

Gonçalo Afonso Dias said...

Obrigado Pedro. Gostaria apenas que concretizasses "calma". Refiro-me, no meu "desabafo, a muitos curiosos que aqui entram exclusivamente para retirar informação, fotografias inclusivé. Uma pesquisa mais ou menos exaustiva pela net é esclarecedora do que acabei de escrever. Abraço.

Pedro Caldeira said...

Disse calma, em relação ao que pensa do Portugal "bloguístico", que mais não é que o espelho do Portugal no seu dia a dia.
Mas tem toda a razão por isso comentei.
O não comentar ainda é o menos, pelo menos eu não fiz o meu blogue à espera que comentassem alguma coisa, apesar de saber sempre bem, agora "roubar" informação, sem pelo menos colocar a informação de onde veio, é que é triste.
Bom fim-de-semana