Thursday, February 05, 2009

Se as "casas falassem"...

Foto: Gad. Stº Amaro de Oeiras, 2009

Se as "casas falassem"...Este belo pórtico faz parte de um conjunto de edifícios com características idênticas às Vilas Operárias de Lisboa e localiza-se em pleno Centro Histórico de Oeiras, a escassos metros do prédio de habitação que recentemente foi notícia nos media pelos piores motivos - incêndio. Este edifício, como muitos outros por todo o país não é da responsabilidade directa da Câmara Municipal. Pertence a um "privado" e o seu destino está também dependente há muitos anos do entendimento dos muitos herdeiros do falecido proprietário.A legislação existe e pode obrigar a obras compulsivas. Mas como em tantas outras situações a lei, por si, não basta. O fogo, posto ou acidental, em regra é muito mais expedito...

1 comment:

Pedro Caldeira said...

Se as "casas falassem", talvez o seu estado não fosse este, que se vê por toda a Grande Lisboa e não só.
É muito estranho termos tantos edifícios devolutos e continuarmos a construir nos arredores quando as pessoas que compram essas casas trabalham no centro das cidades.
Este tipo de construção em particular, com caracterísitcas de "Vilas Operárias" dão em qualquer parte do mundo construções reabilitadas com muita qualidade.
Um abraço