Friday, February 27, 2009

Santo Amaro de Oeiras - Rua Febus Moniz


Voltei à Rua Febus Moniz. Fiquei intrigado com o nome dessa rua... Tratando-se Febus Moniz de um figura importante que marcou o nosso "passado-recente (1850)" de luta pela Liberdade, não quis acreditar que no Site Oficial da Assembleia da República a referência a este homem, para além de escassa (o que revela uma pesquisa aumária) estivesse errada ... (FEBO).

Tanto no Google Earth, como nos documentos que encontrei na minha pesquisa, alguns de interesse histórico, o nome do corajoso revolucionário aparece correctamente. (FEBUS).

Ainda pus a hipótese (acontece com frequência) de o nome estar errado na placa da rua que em Santo Amaro o homenageia. MCor do textoas, também não. É mesmo uma "gralha" imperdoável dos escribas da Assembleia da República.

Entretanto, na minha pesquisa, fiquei a conhecer melhor a rua onde "paro" muitas vezes para tomar um café...

"Quando morreu o 2.º Alcaide-Mor de Sintra ficavam-lhe dois filhos menores: D. Filipa Coutinho,que casou com Febus Moniz de Torres, o célebre defensor da causa nacional em 1580, e Sumilher de Corpo de D. Sebastião, Procurador da Cidade de Lisboa e Presidente dos deputados das vilas e cidades do Reino, senhor do morgado das Conchas, no Lumiar; com geração representada pelos Condes e Marqueses de São Payo."*

É uma rua estreita e comprida, típica de um núcleo histórico, apontada à fachada principal da Igreja Matriz de Oeiras, que, por sua vez, como é tradição, está virada para nascente.
Podia ser uma rua com a vida de muitas que gostamos de ver nas vilas e cidades espanholas,
onde o pequeno comércio, as esplanadas abertas em qualquer canto e os hábitos de convivo dos cidadãos as caracterizam conferindo-lhes animação, movimento, alegria, Vida.
Mas não é. O pequeno comércio tradicional debate-se com a proximidade do Grande "Oeiras Parque" e de outros menores mas igualmente arrasadores.
Contudo, nesta rua, algumas surpresas feitas de imaginação e inteligência tentam contornar e superar essas barreiras propondo novas valências; é, por exº, o caso da loja do nº12 "Xuinha Shop" dedicada ao artesanato urbano.

* Ensaio sobre a Origem dos Correia