Tuesday, February 17, 2009

Alberto João Jardim, a Crise, a Xenófobia e mais...



Madeira: Limite de contratação de imigrantes extra-comunitários é determinação nacional - Jardim
17 de Fevereiro de 2009, 12:17


«Funchal, 17 Fev (Lusa) - O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, disse hoje que a resolução que determina a admissão de apenas 20 trabalhadores extra-comunitários no mercado regional é uma medida que decorre da legislação nacional.

"Todos os anos, a legislação nacional, nem sequer é a regional, determina e fixa o número de trabalhadores que são de admitir para trabalhar em Portugal", começou por explicar.

Segundo Jardim, "o que está acordado é a Região, igualmente em função da natureza do seu território e dimensão da situação do mercado de trabalho, também, tal como o faz o país a nível global, fixar a quota regional. Não há drama nenhum, não há nada de especial".

Confrontado com a crítica da Associação SOS-Racismo que classificou a medida do Governo Regional de "xenófoba", Alberto João Jardim ripostou: "sei lá o que é isso de SOS, devem ser mais alguns que vivem à custa do contribuinte".

Para o governante insular, "esta é uma resolução de acordo com as medidas que se tomam a nível nacional, também há um limite" e concluiu: "primeiro defendo os da casa".

A 11 de Fevereiro, o JORAM (Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira) publicou a Resolução 146/2009 que "determina um contingente de 20 vagas para o ano de 2009, relativo ao contingente global indicativo de oportunidades presumivelmente não preenchidas pelos trabalhadores no âmbito do disposto no artigo 59.º da Lei n.º 23/2007, de 4 de Julho, a ser controlado pela Secretaria Regional dos Recursos Humanos, através do Instituto Regional de Emprego".»


Fonte: Lusa

..........................................................

[GAD] : A crise, a crise, a crise...
Não se fala de outra coisa, não se pensa noutra coisa e há razões de sobra para isso;
A desorientação dos governantes (a nível mundial) face ao fenómeno;
O "pânico" que os nossos governantes não conseguem disfarçar quando confrontados pelos media;
As notícias que nos dão conta, todos os dias de mais e mais empresas falidas lá fora e cá dentro.
Os números assustadores e crescentes do desemprego em Portugal, apesar das manobras de "diversão de Sócrates".
A Verdade vinda de "fora" em relação à situação económica de Portugal ; Recessão Técnica Oficial (2º pior país da CE no 4º trimestre de 2008...);
Os despedimentos colectivos, ou não...
A cegueira, surdez e mudez do nosso Primeiro Ministro que continua (e continuará até ás próximas eleições) a fazer de conta que estamos no "Bom-Caminho"
Os despedimentos ilegais, oportunisticamente executados por patrões sem escrúpulos que, sentados confortavelmente na "sanita da crise" aproveitam para se aliviarem dos incómodos cidadãos a quem têm o dever de pagar.
A entrada em vigor, hoje, da Nova Lei do Trabalho - uma Lei "autista", que vem "mesmo a calhar" para servir de "papel higiénico" aos patrões que anteriormente citei;
Os actos de Xenofobia contra portugueses que já ocorreram /ocorrem) no Reino Unido;
A campanha Xenófoba e Racista de um partido de extrema direita na Suíça.
E mais, e mais...

Estou preocupado, muito preocupado com tudo isto. No topo das minhas preocupações e angustias estão as famílias que pouco têm ou o que têm é uma angustiante lista de dívidas herdadas de um tempo em que o Governo permitiu a "banalização da venda do dinheiro"
Estão as crianças que já passam dificuldades e mais vão passar...
Os velhos já tão mal-tratados na nossa sociedade (mesmo pelas famílias) terão cada vez mais o estatuto de "animal abandonado.
E os imigrantes. É fácil de adivinhar o que aí vem... Alberto João Jardim já "abriu o livro mas, antes dele outros, menos mediáticos já o haviam feito.
Uma comunidade enorme que, em Portugal trabalha sobretudo na construção civil, no pequeno comércio, no trabalho doméstico. Trabalho precário, trabalho de escravo muitas vezes condicionado pelo facto da sua condição de "ilegais"... O que virá a seguir neste país que disfarça mal um Racismo Latente e uma Xenofobia cada vez mais notável.

O Cartoon de Henrique Monteiro que aqui publico ironiza inteligentemente e criticamente o "brilharete, mais um, do "Ditador da Madeira".
O Desenho é um acto de Inteligência «Álvaro Siza», os Cartoons para além disso , quando são bem feitos, ironizam criticamente a actualidade, são objectivos e contundentes.
Apesar disso, ao ler alguns dos poucos comentários que esse cartoon já mereceu (só hoje foi editado) percebe-se facilmente duas coisas; o obscurantismo de parte dos comentadores; o profundo racismo xenófobo que ainda (ainda?) coroe as mentes de tanta gente...
É disso que eu tenho medo...






"Madrugadas de Santa Apolónia" Fotos: Gad, 2004

No comments: