Wednesday, October 15, 2008

" A VER NAVIOS..."



EMERALD PRINCESS
PASSAGEM POR PAÇO DE ARCOS. FOTO: GAD 2008;

Literalmente "a ver navios" desde que tive a ideia de "alargar" a estreita vista de mar que tenho do apartamento onde moro em Paço de Arcos. Essa estreita vista contrasta com a visão abrangente que tenho, da mesma casa, sobre a Bacia do Tejo com ponte, Cristo-Rei e tudo.
Mas o que inquietou sempre foi aquele buraco entre a 'muralha' dos prédios do Bairro J. Pimenta(vazio urbano, na moderna linguagem dos arquitectos modernos) que me surpreendia frequentemente com visões de navios que ali passavam muito próximo da Escola Naval.
Essa recorrente inquietação aliada à minha paixão pelo mar e pelos navios (vivi sempre junto ao mar) levou-me a principiar uma série de experiências fotográficas quase sempre falhadas. Por um lado o tempo que medeia entre ver um navio no Tejo e vê-lo passar no "meu buraco" é sempre uma incógnita; depende do navio, do tempo, etc. "Perdi assim muitos navios".



Por outro lado, não foi fácil encontrar o ângulo e a posição do tripé que menos distorções criasse a uma objectiva zoom com 300mm (max) de média qualidade. A regulação da máquina, obrigatoriamente manual vai sendo ajustada com os erros que vou fazendo.
Também a edição das imagens finais tem vindo a ser facilitada à medida em que o meu filho mais velho me vai dando algumas dicas sobre as funcionalidades do Photoshop...
aqui editei a primeira imagem deste "Projecto" - O Queen Mary II".
Aí a ideia foi cruzar as duas 'cidades': a flutuante e a outra. Nesta, a vontade foi mesmo a de "alargar a vista" para lá caber o 'monstro'. Outras se seguirão.~
Nota: Para quem gosta de Navios, destes ou de outros, encontrei nas minhas pesquisas um blogue a eles dedicado: "SHIPS & THE SEA - BLOGUE dos NAVIOS e do MAR" . Por exº fiquei lá a saber quase tudo sobre o "Emerald Princess".


No comments: