Tuesday, January 29, 2008

RESPEITO







fotos: gad. Fátima, 2008

Não sou "crente" mas acredito.
Sobretudo respeito.
Fez-me muito bem a visita a Fátima no passado fim-de-semana.
Há muito que tinha uma grande vontade de conhecer esse lugar de culto.
Quando, há muitos anos (1985), fui para o Porto estudar arquitectura, frequentava quase diariamente a Igreja dos Grilos, próxima da Sé, sem perceber muito bem a razão.
Sentia-me lá bem, apreciava aquele espaço encantado pelo som do órgão e pelas orações dos devotos.
Em Santiago de Compostela, Espanha, fiquei rendido à magnitude das suas duas grandes Catedrais; a Sé velha e a Sé nova.
Em Barcelona, "embriaguei-me" com tudo aquilo que senti ao entrar na Sagrada Família de Gaudí. Oxalá nunca a acabem.
Em Angola, perdi a noção do tempo quando entrei na antiga, desconhecida e abandonada Igreja da "Ilha dos Padres", próxima do Mussulo, assim como fiquei prostrado perante uma pequena igreja construída nos anos 60 em Benguela, Angola também.

Voltando ao Santuário de Fátima, como observador sem preconceitos;
Não era um dia especial em termos de calendário da Igreja.
Mas, havia muita gente.
Gente que eu observei atentamente, sem classificar os seus gestos nem tão pouco fazer quaisquer juízos de valor.
Senti-me pequenino.
Vi pessoas, de todas as idades e estratos sociais, ajoelhadas, em sofrimento por alguém a quem desejam bem.

Apesar de não aprovar determinados sacrifícios, seja em nome daquilo que for, senti uma enorme empatia e solidariedade com essas pessoas.
Porque sofrem. Porque vêm nesses actos um último reduto para ajudar aqueles que amam.

Quando eu próprio fui vítima de uma inesperada e traiçoeira "rasteira da vida" houve amigos, familiares e até desconhecidos que foram a Fátima acender uma vela por mim.

Quem sou eu para afirmar a importância desse nobre gesto para a minha posterior recuperação?!

Apesar de não ser Crente Acredito. Acredito porque cultivo a dúvida, o respeito e a admiração pelos meus semelhantes.




foto: gad. Santuário de Fátima, Janeiro 2008