Friday, May 08, 2015




M E M Ó R I A - D E - E L E F A N T E

Marcelo [Nuno Duarte] Rebelo de Sousa

Provavelmente o próximo presidente da República...
Não gosto da cor da "camisola que veste" mas admiro-o.
Conheci-o há cinco anos em Luanda. Num jantar relativamente "privado".
Não lhe pedi um autógrafo mas pedi-lhe para fotografar.
Percebi que o homem que via na TV era "igual" ao homem que conheci. "Falava que se fartava", gesticulava muito e tinha opinião fundamentada sobre todos os "temas de conversa".
Um "gajo porreiro".
Não vou votar nele. Não vou votar em ninguém. O último "sapo que engoli" ainda me está atravessado na garganta...
Foi no dia 26 de Janeiro de 1986 e fui "ao engano", convencido que o Soares era preferível ao Freitas.
Votei, portanto, no "mal menor", achava...
Por isso, e porque o sapo ainda "mexe" e ainda me está atravessado na garganta, jurei que não voltava a votar "contra" seja quem for e deixei de acreditar em "males menores"... Digam o que disserem. E já me disseram: "depois não podes criticar...".
Era o que faltava!... Não preciso de ser sócio do Benfica para criticar o Sporting, ou vice - versa.


E o que tem todo este paleio a ver com a "memória de elefante". Tem só que entretanto esqueci-me do assunto... No "outro dia" também, "arrastei-me" até uma bomba de gasolina da BP, perto de casa, para comprar cigarros.
Entretido, na loja, a folhear uma revista, estava o Dr. Marcelo. Olhou para mim e, com um sorriso sincero exclamou: "Como está o meu amigo? Está um bocadinho mais forte!..."
Depois de uma curta "conversa de circunstância" despedimo-nos. "Cuide de si!", Disse."Boa sorte!" Respondi.
No caminho entre a BP e a minha casa pensei: caraças! Este tipo deve conhecer e falar com dezenas de pessoas todos os dias... E lembra-se de todas?!

E eu que mal me lembro do caminho para a casa de banho!...

No comments: