É uma paixão desde criança - A aquariofilia - os peixes, particularmente os de água doce.
Para além de um cão (o Lost) e de dois gatos (Lobito e Clarinha - que já fazem parte da minha galeria) mantenho e trato de 11 aquários... que acomodam, milhares de peixes das mais variadas espécies e famílias. 960 litros de água no total.
Tenho a sorte de ter em casa espaço para todos eles. Os aquários ocupam uma sala que eu gosto de chamar "o meu oceanário". Aí, numa cómoda cadeira, perco a noção do tempo. Passo horas a contemplá-los, conheço cada um deles e alguns até têm nome.
(Vista parcial da sala dos aquários)
Para além do enorme prazer e relaxamento que os aquários bem compostos com peixes e plantas proporcionam, o maior fascínio está na reprodução. A desova (no caso dos ovíparos), ou a postura dos vivíparos é sempre um momento mágico.
Este Escalar é um dos "eleitos". Mas há muito mais neste mundo maravilhoso.
Quem vem a minha casa fica sempre encantado com essa sala mas é recorrente a pergunta: "isto dá muito trabalho, não é?". Respondo invariavelmente "não, basta saber o essencial e... o que é que não dá trabalho?!.
Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Nome Científico: Pterophyllum Scalare
Família: Ciclídeos Americanos
Habitat: América do Sul
pH: 6.0 - 7.0
Temperatura: 22 - 30ºC
Dureza: 6 - 8
Tamanho Máximo: 15 cm
Sociabilidade: Tal como qualquer ciclideo os escalares são territoriais, mas dão se bem com peixes do mesmo tamanho. Normalmente são mais agressivos na altura das posturas.
Manutenção: Fácil
Zona do Aquário: Superfície e Meio
Aquário Mínimo: 80 - 100l
Alimentação:
Aceitam bem qualquer tipo de alimentação. Gostam de dietas à base de flocos, larvas ou outro alimento vivo e tambem de granulado.
No comments:
Post a Comment