Friday, March 16, 2012

La Alberca





La Alberca é um município da comarca da Serra de França-Quilamas, na província de Salamanca, Castilla e León, Espanha. A população já ocupava La Alberca desde antes da chegada dos romanos, como demonstra o castro prerromano sob o qual se assenta uma parte da povoação. Da época visigoda há poucos dados, não obstante se sabe que se reutilizou material destes momentos para construir a Ermida de Majadas Velhas.Nos lintéis das portas costuma ter inscrições religiosas, isto poderia indicar que o seu povo eram crente e utilizava este método para reafirmar sua fé.

No século XIII La Alberca era uma vila dependente da coroa, sendo dos poucos lugares da Serra de França que não pertencia ao Condado de Miranda. Mas em elsiglo XV, Juan II de Castilla fez que a Vila La Alberca passasse a depender da Casa de Alva que anos depois conseguiu o controle de parte da Serra de França com o favor de Fernando "o Católico" agrupando estes domínios sob a jurisdição da vila cacereña de Granadilla. Não obstante La Alberca conseguiu manter grande autonomia com respeito a Granadilla, chegando a ter suas próprias ordens em 1515 e a ser As Hurdes uma defesa de La Alberca até1835.

Outro fato importante da história de La Alberca, segundo conta a tradição; Em 1465 as mulheres albercanas venceram as tropas portuguesas do Prior de O Crato, nesta vitória se arrebatou aos portugueses o pendão, que ainda hoje se conserva no povo, esta vitória se festeja no segundo dia da páscoa de ressurreição.No passado, num lugar conhecido como Vegamosquín, teve um convento de freiras, do qual o único vestígio é um topônimo de um pequeno ribeiro conhecido como "regato as freiras".

Em 1940 o povo se converteu em Monumento Histórico-Artístico facilitando a conservação do centro urbano. Foi o primeiro município espanhol que conseguiu tal distinção.



Nota: por falta de informação em português(na net)esta tradução foi feita por mim pelo que poderá não estar totalmente correcta.







Fotografias: Gonçalo Afonso Dias, 2010







No comments: