Sunday, March 04, 2012

04 de Março de 2012

A "BOA NOTÍCIA":
Trabalhadores aprovam semana de luta contra reforma administrativa


Os trabalhadores das juntas de freguesia aprovaram hoje, em Coimbra, a realização de uma semana de luta em protesto contra a proposta de lei de reorganização administrativa.

A semana de protesto ainda não tem data marcada, mas será realizada "em breve", adiantou José Manuel Marques, porta-voz do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

O encontro nacional de trabalhadores das freguesias, hoje realizado, contou com cerca de 130 participantes e, segundo José Manuel Marques, resultou num debate «muito participado».




A "MÁ NOTÍCIA":
Mais de 100 mil pessoas têm os salários penhorados 
Cerca de 100 mil pessoas em Portugal têm os ordenados penhorados. A lei limita a penhora até um terço do vencimento, o que tem permitido recuperar mensalmente cerca de 13 milhões de «A penhora de vencimentos e de outro tipo de bens tem vindo a aumentar significativamente», contou à agência Lusa Carlos de Matos, presidente do Colégio da Especialidade dos Agentes de Execução.

Nos últimos anos, os portugueses «endividaram-se sem limites» e, com a crise económica, «as pessoas começaram a ter cada vez mais dificuldades em cumprir com as suas obrigações», lembrou.

De acordo com um cálculo realizado pela Câmara dos Solicitadores (CS), em janeiro mais de 100 mil pessoas tinham os seus salários penhorados. A CS estima que mensalmente sejam recuperados cerca de 13 milhões de euros.

A lei permite penhorar até um terço do ordenado e em média os processos resolvem-se em dois anos. No entanto, são muitas as histórias de quem nunca consegue voltar a ter as contas em ordem.

«Há financiamentos que cobram juros elevadíssimos, na ordem dos 20 ou 30 por cento, e por vezes a penhora do vencimento não cobre sequer os juros mensais, o que faz com que o executado ande toda a vida a pagar sem nunca conseguir cobrir o valor na totalidade», relatou o presidente do Colégio da Especialidade dos Agentes de Execução.



No comments: