Friday, January 13, 2012

A minha fotografia nº 700 nas Galerias Públicas do "Olhares.com"



Se bem me recordo, a última vez que aqui dei conta de um "número redondo" de fotografias minhas distinguidas para as Galerias Públicas (Gp's) do "Olhares" foi quando "aconteceu" a nº 500. Desde aí, pouco tenho "investido" na minha galeria desse site. Basicamente porque não estou de acordo, nem me revejo, nas recentes alterações formais e no (des) investimento que constato na divulgação da Fotografia e dos Fotógrafos. É, logicamente, uma interpretação pessoal. Entendo que a Fotografia (e não é por acaso que escrevo com "F" grande, tem vindo a ser subestimada pela "imagem fotográfica de maior - ou menor - impacto. Considero que um sítio com a dimensão do "olhares" deveria investir na formação, informação e cultura fotográfica dos seus milhares de membros. Há espaço, e tempo, para todas as formas de comunicação pela fotografia. Todas são válidas quando ao "click" precede uma determinada intenção e uma maior ou menor consciência de que a máquina é apenas um intermediário do olhar. Mostro aqui a minha fotografia nº 700 (das 883 que já editei) que entrou para as tão desejadas Galerias Públicas do Olhares. Mostro-a e celebro-a porque tem um significado especial para mim: foi captada em Angola no primeiro dia deste ano de 2012. Desejo também que o "maior site de fotografia de língua portuguesa" evolua. Que crie novas funcionalidades. Que convide autores consagrados para comentar (criticar) as populares escolhas como a "Fotografia do Mês". Estou, como sempre estive, disponível para, nesse sentido, sugerir, criticar, colaborar. Porque, pesados os "prós" e os "contras", o Olhares continua a ser um excelente veículo de divulgação da fotografia que se vai fazendo entre nós, e não só.



No comments: