Friday, January 20, 2012

Fotografia, Divulgação - Raul Santua




Não foram muitas as vezes que aqui divulguei o trabalho de um(a) anónimo(a) fotógrafo(a). 


Mas já foram algumas...


Normalmente o que me motiva é a descoberta. Ocasionalmente feita, por mero acaso, no site de fotografia de que sou membro - O "Olhares.com".
Não o faço por conhecê-los, nem tão pouco motivado por qualquer sentimento de retribuição de "afectos" ou afinidades, sejam elas quais forem.
Faço-o quando "me sinto espantado"!...
Quando constato uma qualidade e uma coerência que mexe comigo.


Entendo, entenda-se, que (man) tenho muitas reservas e incompatibilidades com o "Olhares". Compreendo a dificuldade de gerir e de "ser justo" num site diariamente bombardeado por centenas de imagens fotográficas. Mas também compreendo a indignação de tantos (e bons) fotógrafos que o têm abandonado sistematicamente.


Todos nós temos uma certa tendência para a paranóia...
Estou no "olhares" há alguns anos, já saí (zangado) mas acabei por voltar reconciliado com aquilo que, no fundo, verdadeiramente me interessa - mostrar o meu trabalho, ver o trabalho de outros, deliciar-me com determinadas abordagens, menos comuns, mas igualmente válidas.


O "Olhares" tem, desde o princípio, uma grande complicação: As nomeações (distinções) das fotografias editadas pelos seus membros para as chamadas "Galerias Públicas" (GP).
Ter uma fotografia em (GP) é, sem dúvida, o objectivo maior da generalidade dos autores. Sobretudo daqueles que entram, conscientes do seu valor, e não conseguem esse objectivo.


Estou perfeitamente à vontade para reflectir sobre esse "Cancro" que tem vindo, como disse, a afastar muitos bons autores do site.
Estou à vontade porque não faço parte de qualquer "grupeta" do site (há muitas...), tenho poucos votos/fotografia mas conto já com mais de 700 fotografias em "GP".
Se em tempos isso foi, para mim, motivo de acrescida satisfação, ou até de orgulho, hoje estou-me perfeitamente a "borrifar" para essa causa.
Desde logo porque sou preguiçoso... Dedico-me a diversas áreas artísticas e sobra-me pouco tempo para "investir" nos comentários às fotografias que se vão sucedendo na página do site.
E, quem não comenta e vota "gosto" dificilmente vê o seu trabalho comentado ou "gostado"...
Há mesmo, dentro da comunidade, comentadores frenéticos que usam o método do copy/paste para mais rapidamente conquistarem ou agradarem aos parceiros.


Uma coisa é certa: a administração do site é frequentemente "injuriada" pelo seu método (um método confuso...) de avaliação e de escolha das fotografias que, no seu entender merecem a distinção de "GP".
Têm, inclusivamente, ao longo dos últimos tempos, mudado as regras, procurando (acredito) um processo mais justo e consensual.
Mas não... É impossível...
Não conseguem, de modo algum, agradar aos "Gregos" e aos "troianos".


Alguns, sentindo-se melindrados (falta modéstia e humildade também...) largam no site aquilo a que chamam a "última que aqui ponho", recebendo depois, dependendo da popularidade entretanto conquistada, inúmeros comentários, em tom dramático, do tipo 'não! Não acredito! Não te vás embora!... E nós?


Para esses já não tenho paciência.
Continuo a editar as minhas fotografias no "Olhares", independentemente da popularidade (que, como acima referi, não tenho) e indiferente ao destino que vierem a ter nesse antro das "GP'S".
Porque é a Fotografia que interessa. É a comunicação que importa, o conhecimento, a DESCOBERTA - que foi, voltando ao princípio, aquilo que me motivou a escrever estas linhas.


Descobri, como disse, por acaso, um autor que me encheu os olhos - Raul Santua e li, atentamente, também- as razões da sua tão grande indignação:


(...)

Boas
Ponho só mais esta, apesar de ter mais umas dezenas, só para justificar o fim da série e da minha presença no olhares.
Sinceramente não consigo aceitar os novos regulamentos para entrada em GP. Acontece que eu até sou defensor de que a administração intervenha quando uma foto entra e não tem qualidade para tal ou, quando não entra e mereça entrar. Nestes casos a administração deve intervir.
No meu caso intervieram de várias maneiras. Na foto Portuguese people (III) começaram por meter 9 votos não. Fui ver e 8 eram premium e 1 normal (o que não conta), as votações foram decorrendo e acabei por ultrapassar os 85%, mesmo assim. Como ficaram entalados, solucionaram o problema (deles) mudando o voto normal para premium e assim a foto não entrou.
Neste caso só meto em causa a honestidade e fiabilidade deste site e das pessoas que estão lá por trás. Sinceramente acho que é a foto menos boa desta série. Está um pouco queimada pelo Sol nas arvores. Até aceitava que não entrasse.
A foto Portuguese People (X) não entrou porque não tem qualidade artística. Pedi uma explicação técnica e estética, mandaram um texto standard que é uma vergonha. Muitos de vocês já o devem conhecer…
A foto Portuguese People (XII) penso que pela mesma razão. Nestes dois casos já não concordo.
Isto acaba tudo por não ter importância real, mas quando passo pelas galerias publicas e vejo fotos que não prestam, inclusive 2 minhas, uma com certeza que acabei de apaga-la mas entrou com as regras anteriores, fico a pensar se vale a pena publicar aqui. Esta história dos 25 votos e 85% é para lhes facilitar a vida e também obrigar a que este site continue mais como uma rede social do que um site de fotografia.
Com estas regras muitos dos melhores fotógrafos deste site não metem uma única foto em GP, poderia dar dezenas de exemplos mas vocês também sabem.

Abraços
Descobri o Raul quando ele já estava de partida. Pelos motivos ou, (des)motivos que se prendem com as malfadadas "GP's".(...)




Tive muita pena e disso lhe dei conta: 


(...) Meu caro,
Estou no "Olhares" há tempo suficiente para nem precisar de ler o teu "desabafo"... Poucas vezes, porém, o meu olhar já treinado reconheceu apenas pelas miniaturas de uma página estar na presença de um Grande Fotógrafo. Raras vezes, num primeiro olhar, adicionei alguém à minha restrita lista de "autores favoritos". Respeito, evidentemente, as tuas razões mas permite-me um conselho. Sai, se assim sentes, mas volta mais forte e mais imune às questões periféricas e/ou administrativas deste sítio onde, o que importa é a Fotografia.
Fotografar e expor o "nosso olhar" é uma necessidade de comunicar - a arte nasceu e permanece essencialmente com essa motivação.
Tenho pena de só te ter "descoberto" agora que estás de saída. Mas, acredito que, em breve, aqui nos voltaremos a encontrar. "Borrifa-te" para as "GP's"... Abraço sincero. (...)


Acredito que a maturidade que já demonstra o fará pesar naquilo que realmente interressa.
Espero ansiosamente ver, em breve, mais e novos trabalhos deste talentoso fotógrafo.
E, já agora, um recado para a administração do site: Façam qualquer coisa, inventem qualquer processo que seja menos polémico (porque não acabar com as GP'S?) mas não deixem  é "fugir" estes valores.
Até porque não temos assim tantos...














Fotografias de Raul Santua

1 comment:

Raul Santua said...

Obrigado, Gonçalo.
Fiquei sensibilizado e até emocionado com o teu gesto, surpreendido também, pois não contava com tal. São estes acontecimentos raros que me dão alento para continuar e trabalhar cada vez mais no intuito sempre de melhorar.
Para mim a fotografia para além do seu conteúdo técnico e estético deve seguir também uma linha contextualizada e que isso dê sentido ao trabalho que se apresenta. É ai que tenho investido, tentando mostrar o que penso e por vezes o que me vai na alma (perante o que vejo).
Em África fiz fotos que adoro. Na sua grande maioria são fotos com histórias por trás e que sinto saudades, sentirei sempre. Interagi, fiz parte delas, daquelas histórias. Em Angola, pais que gosto tanto, andei sempre com a sensibilidade ao rubro, sabes com certeza do que falo.Quando vejo as tuas fotografias sinto o mesmo. Está lá a alma, a sensibilidade que só alguns têm.
Este teu gesto de tamanha amizade é mais uma prova da tua sensibilidade. Agradeço-te, dizendo-te, não que ganhei o dia mas que ganhei a força que precisava. Isto é tão importante para mim.
Abraços