Thursday, January 26, 2012



Barroso "particularmente preocupado" com desemprego dos jovens


Económico com Lusa
26/01/12 14:14

O presidente da Comissão Europeia afirmou-se hoje em Bruxelas "particularmente preocupado" com o desemprego entre os jovens.

José Manuel Durão Barroso, que falava no final de uma reunião com o novo presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, disse esperar que na cimeira da próxima semana os líderes europeus apoiem uma proposta sua para criar programas de emprego.

O presidente da Comissão Europeia indicou que na cimeira europeia informal da próxima segunda-feira vai defender "acção imediata" em três áreas, designadamente no combate ao desemprego, especialmente desemprego dos jovens, no aprofundamento do mercado único como forma de promover o crescimento, e ainda em medidas específicas para ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PME).

"Estou especialmente preocupado com a situação do desemprego dos jovens, que está a atingir um ponto crítico. Espero que o Conselho
Europeu informal apoie a minha proposta de criar equipas de acção especiais para definirem planos com objectivos baseados em boas práticas, de modo a que possamos ter programas de emprego para os jovens em todos os nossos Estados-membros, especialmente naqueles que sentem mais dificuldades neste domínio", declarou.

Durão Barroso acrescentou que, neste contexto, é necessário dar particular atenção aos fundos estruturais e à forma como estes podem promover a competitividade na União Europeia e contribuir para que os desequilíbrios no seio da UE não sejam ainda maiores.

Já hoje, também o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, indicara, na carta-convite enviada aos 27 líderes europeus para a cimeira de 30 de Janeiro, que espera que, desta feita, as discussões se centrem no combate ao desemprego, sobretudo entre os jovens.

Van Rompuy apontou que a sua ideia para a cimeira da próxima segunda-feira é um "debate interactivo" que permita aos 27 partilharem experiências sobre os diversos caminhos para promover o emprego e o crescimento, depois de o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, fazer uma exposição sobre em que medida a UE pode "apoiar a acção dos Estados-membros", em particular no que diz respeito ao desemprego entre os jovens e no apoio às PME.

Contudo, os "jovens" estão -se perfeitamente "nas tintas" com o "emprego" (tacho) do Durão...



No comments: