Wednesday, August 11, 2010

Provável Inquilino

Fotografia: Gad. Rua Stª Catarina, Porto, 2010

Ao percorrer as mais antigas e históricas ruas das nossas cidades e vilas constata-se o estado de decadência, de abandono e de risco de grande parte dos edifícios de habitação, sobretudo privados aí localizados, em locais nobres. As razões são por demais conhecidas, as motivações dos donos também... O que já não é admissível é a negligência das Câmaras Municipais e das autoridades que, tendo ao seu dispor uma legislação implacável (obras compulsivas, por ex.) permanecem impunes, negligentes até. "De vez em quando", sem motivo aparente, na calada da noite, surge mais um incêndio... "A casa vai abaixo", os bombeiros fazem o seu papel, os autarcas - solidários com os desalojados mostram-se transtornados e repetem as promessas apropriadas para a ocasião.
As cidades e os cidadãos perdem o seu património, o seu passado, os desalojados perdem-se no enredo das promessas de gabinete, perdemos todos um pouco da nossa identidade. Quase todos. Porque há quem não a tenha.

1 comment:

luis augusto jungmann andrade said...

a foto está ótima...
em Brasília- tombada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco-vemos parte desse patrimônio ir se deteriorando ao longo dos anos sem que se perceba qualquer providência para sanar o problema, aliás após uma série de governos populistas temos uma cidade cada vez mais distante do planejamento que a criou.
abraços