Thursday, October 08, 2009

Onde param as minhas fotografias? #01

Abro esta nova "tag" no "Artes e Ofícios" registar (metodicamente), o destino de algumas das minhas fotografias aqui publicadas, ou em sites da especialidade, nesta espécie de self-service gratuito que é a net.
Esses registos serão objecto de uma análise sintética mas critica, procurando, com isso, acrescentar algo á simples constatação do abuso.
Em rigor, a utilização de fotografias com os direitos reservados, sem a expressa autorização do autor é crime e não serve de atenuante a habitual citação do nome do "artista" ou da fonte da "recolha". No entanto, salvo raras excepções, e no que me diz respeito, a utilização das fotografias da minha autoria não me incomoda e até, por vezes, me surpreende positivamente quando, por exemplo, serve para ilustrar textos, poemas ou pensamentos intelectualmente honestos, interessantes, e que não desvirtuam ou subvertem a mensagem fotográfica implícita.
Nem sempre é assim... há de tudo.
Neste primeiro post o autor do blogue «Objectiva Fotográfica - Campo Maior», ilustra o seu texto "Desenhar o vinho" sobre a Adega de Campo Mayor misturando fotografias retiradas de dois sítios distintos (este blogue) e da revista "Delta magazine, nº 26").
Para além do atrevimento(não lhe ficava nada mal pedir a devida autorização para a reprodução das fotografias), é notável e paradigmática a ausência de qualquer referência ao autor da obra exibida e classificada ridiculamente como "monumento", o arquitecto Álvaro Siza Vieira
Entre outras coisas sem aparente importância estas (as citadas) dizem muito da qualidade e da seriedade dos blogues e dos seus autores.

Sexta-feira, 2009-10-09
Não esperava, confesso, que esta minha iniciativa tivesse algum resultado didático. Mas o João Paulo, criticado no post "inaugural" surpreendeu-me e bem. Para além de uma res(posta) civilizada ao que parece entendeu a critica como construtiva. Um incentivo para continuar...
Posto, por isso a sua resposta, destacando-a da caixa de comentários, e acrescento um Bem-haja e um abraço aqui de Oeiras!

................................................................................

«Boa tarde.Venho por este meio agradecer o alerta e desculpar o mau estar provocado.
A minha intenção era e é: - promover a instituição em causa, e por sua vez o autor das fotografias, e promover a minha terra Campo Maior, e não causar mal entendidos. O não divulgar o nome do arquitecto foi por lapso da minha parte, o qual agradeço. O colocar entre aspas a palavra monumento não foi ridicularizar nada nem ninguém, foi simplesmente uma forma de escrever, que como sei cada um interpreta como bem entende. No entanto, mais uma vez, agradeço este alerta para futuras postagens.

Obrigado. JPA
ps. o post foi corrigido e reformulado.
Friday, October 09, 2009»

1 comment:

João Paulo said...

Boa tarde.
Venho por este meio agradecer o alerta e desculpar o mau estar provocado.
A minha intenção era e é: - promover a instituição em causa, e por sua vez o autor das fotografias, e promover a minha terra Campo Maior, e não causar mal entendidos.
O não divulgar o nome do arquitecto foi por lapso da minha parte, o qual agradeço. O colocar entre aspas a palavra monumento não foi ridicularizar nada nem ninguém, foi simplesmente uma forma de escrever, que como sei cada um interpreta como bem entende.
No entanto, mais uma vez, agradeço este alerta para futuras postagens.

Obrigado.

JPA

ps. o post foi corrigido e reformulado.