Tuesday, October 14, 2008

Se bem me lembro...


Lubango, Angola 2008. fotos:gad


"Se bem me lembro..."
Estava no Lubango à porta de um Hotel. Esperava o "transporte" para o aeroporto.
Mais uma viagem "relâmpago" no pequeno jacto da 'companhia'.
Se bem me lembro ainda não eram seis horas da manhã. Em África o dia começa pelo princípio. Enquanto 'olhava para nada', cruzei o meu olhar turvo de "nada" com o "nada" do olhar de um senhor que ali perto se preparava para mais um dia de trabalho. A engraxar os sapatos de quem, soube eu depois, razões de sobra teria para lhe 'engraxar a alma'.
Mas o simpático senhor, na sua já profecta idade, também não engraxava por engraxar... Fazia parte do seu dia-a-dia. Há muitos anos.
Se bem me lembro, gostei do homem. Talvez porque o seu olhar turvo, "catarátcico" me lembrasse o olhar de um pai. Falámos muito, a espera foi longa.
Se bem me lembro.Falámos do presente de Angola mas, sobretudo do futuro dos nossos filhos. Aí, como num golpe de teatro, apareceu a filha do senhor.
A filha do senhor era, se bem me lembro, tão humilde e simpática como o pai.
Do carinho que, se bem me lembro (porque a essas horas não me costumo lembrar de nada) envolvia silenciosamente pai e filha sobressaía um sentimento unilateral. Do pai. Obviamente autenticado,se bem me lembro, pela sua dedicada filha: A 'menina' dos seus olhos agora "catarácticos" tinha ganho um futuro diferente do passado que o seu pai, ainda, quando queria, se lembrava.
Estudava aplicadamente na Universidade. Paga pelo dinheiro que o seu pai, que, se bem me lembro, fazia questão de o ganhar a engraxar os sapatos de quem nem sabia que aquele senhor, que ali "nascia", todos os dias, não precisava de engraxar "merda nenhuma". Talvez, se bem me lembro, das muitas palavras que trocámos,fiquei com a certeza de que, a única coisa que o meu amigo engraxador, do Lubango, precisa de ter intocável para continuar vivo é a sua imensa dignidade.
Se bem me lembro, foi das pessoas que mais gostei de conhecer.

1 comment:

Marcia Barbieri said...

Amei o texto,o engraxate,o olhar,a alma,a corrupção...e a foto sempre perfeita.
beijos