Monday, April 23, 2007

O "preço" da arrogância



Comecei por chamar a esta postagem "Menino Mimado". Pensei melhor e corrigi o título não fosse o Dr. Miguel Sousa Tavares (M.S.T.) pôr-me "um processo em cima" (o meu blogue não é anónimo.) e eu tenho medo de "processos" e de ameaças fisicas.
Tenho pelo (M.S.T.) sentimentos contraditórios. Uma espécie de "amor/ódio" que não consigo racionalizar.
Se por um lado acho piada ao seu estilo arrogante e provocador (uma espécie de José Mourinho do Jornalismo) por outro lado, custa-me vê-lo opinar sobre assuntos que não domina com a postura enganadora e autoritária de um sábio.
Quando mete "a foice em seara alheia" normalmente sai asneira... Por exemplo: quando se refere ao território, ao urbanismo ou/e à arquitectura (deixando de fora os futebóis).

Mas não foi a arquitectura que me levou a escrevinhar este texto. Foi a sua
exagerada reacção
a uns tipos quaisquer que, anonimamente, num blog o acusaram de plágio no seu Best Seller "Equador".
Li algures que (M.S.T.) defendia uma validação e autentificação prévia dos candidatos a bloggers. É o seu entendimento da democracia.
Também não suporto "anonimatos" venham eles de onde vierem. Faziam todo o sentido no tempo do "Botas". Mas ainda são pratica corrente e quase obrigatória, sobretudo nos media, quando cidadãos indefesos vêm a público dizer certas e determinadas verdades com a cara tapada ou a voz distorcida para evitar as decorrentes represálias ou consequências.

Ou será que o Miguel Sousa Tavares reagiu tão violentamente porque "a boca" saiu nos jornais e, teoricamente, o fez vender menos uns livritos?·
Não acredito que ele esteja convencido que umas atoardas anónimas tenham "potência" para sujar o seu imaculado bom-nome.
Se existisse essa reacção "boca"/efeito o nosso Primeiro Ministro já nem sabia soletrar o apelido de tão fustigado que tem sido na imprensa e no blogs (anónimos ou não) com a sua alegada licenciatura.
Por curiosidade fiz uma breve pesquisa na net para ver o que ali se edita sobre o Dr. Miguel Sousa Tavares. Fiquei pasmado com a contundência de alguns textos (assinados) e que, tanto quanto é público, não mereceram processos ou conjecturas futuristas da parte do visado.

Não esteja tão preocupado com os blogues Dr. Miguel Sousa Tavares. Nós aqui também temos uns "anónimos maçadores" mas resolvemos o assunto ao estilo da "Blogosfera".

p.s. Como é que processa um suspeito que é anónimo?!

2 comments:

AM said...

na ligar (sotaque algarvio, em homenagem às tuas fotos)
eu até acho que com os últimos boatos, o homem voltou a vender mais alguns exemplares da tropical obra, aos poucos portugueses que (ainda) não a tinham...

de resto, a vida é curta, os livros são muitos, e para o MST de certeza que não vou ter tempo...

Gonçalo Afonso Dias said...

Ora aí é que "bate o ponto"...
As técnicas de markting às vezes surpreendem-nos... Ó Ó!