Friday, May 11, 2012

Portugal não é prioridade para Angola



O mercado português deixou de ser prioritário para as autoridades angolanas, sobretudo no que toca a investimento directo. Quem o diz é o próprio governo angolano.


"O Estado tem hoje outras prioridades. Estamos a olhar mais para os problemas internos do que para os problemas externos", disse ontem Manuel Vicente, ministro de Estado e da Coordenação Económica de Angola.O governante falava numa conferência de imprensa em Luanda, para apresentação do balanço de actividades do executivo no primeiro trimestre deste ano.

Recorde-se que Angola tem vindo a aumentar o seu peso enquanto parceiro económico de Portugal nos últimos anos, quer no que diz respeito a investimento, quer nas trocas comerciais. Nesse sentido, aliás, Angola assumiu-se no primeiro trimestre de 2012 como o quarto maior parceiro comercial da economia portuguesa, atrás de Espanha, Alemanha e França.

Mas, pelo menos no que diz respeito a investimento directo, Angola parece agora menos disposta a virar-se para Portugal. Questionado sobre se Luanda iria participar no programa de privatizações em Portugal nos sectores da comunicação e dos transportes, Manuel Vicente deixou tal iniciativa para os privados. "Os empresários privados são livres. Onde eles encontrarem oportunidades e virem que há, de facto, a criatividade e a escala para investir, só nos resta, como governo, apoiarmos essas iniciativas", disse.

(Fonte: O Económico)

ACTUALIZAÇÃO, 2012-05-12:


No comments: