Monday, April 30, 2012

As "Boas" e as "Más" notícias



(Fotografia: Gonçalo Afonso Dias)


As "Boas e a "Más" notícias

Quando 2012 principiou, consciente que estava (informado também) que este é, e será, um ano que marcará a História recente de Portugal, achei interessante registar diariamente uma "Boa" e uma "Má" notícia.

Desde logo afirmei que encontrar uma "Boa Notícia", todos os dias, se afigurava como uma tarefa difícil - se não impossível... Tirando o futebol e outras coisas menores, confirmei esse meu pressentimento ao fim de duas ou três semanas.

As "Más Notícias", do meu ponto de vista - claro, sucedem-se em catadupa...

As "Boas", tirando, como referi "a bola", os êxitos das equipas portuguesas nas distintas competições europeias, surgiam, quando surgiam, inquinadas... Pareciam boas notícias, apenas. Tinham sempre um "mas"...

Aconteceram entretanto muitas coisas, nada de especial nem nada de imprevisível.

Portanto, perante os factos, e já cansado desse desiderato, desisti desse propósito.

Só há, verdadeiramente, "Más Notícias" - ponto final.

Aqui darei, já sem essa imposição diária, conta dos factos que me parecerem mais relevantes durante este ano em que Portugal ainda vai mostrando um "sorriso amarelo" - Sol de pouca dura, claro está.

Nesse sentido, acho que devo hoje, voltar às "futeboladas" para assinalar o facto de o Futebol Clube do Porto ter conquistado, a uma jornada do fim do campeonato, o título de Campeão Nacional de Futebol de 2011/2012.



Entendo que não foi (e vi muitos jogos dos vários candidatos) a equipa que melhor futebol mostrou. Foi, para todos os efeitos, a equipa mais regular.

Fico com pena do "meu" Benfica que, ainda há pouco tempo parecia ter agarrado o troféu.

Agora, como sempre, rolam cabeças - a de Jesus é a que tem a senha com o número mais baixo...

Vítor Pereira também não me parece que reúna o consenso necessário para continuar à frente do FCP. A ver vamos...

Por agora deixo, desportivamente, os parabéns ao Porto. Mereceu e soube gerir as "crises" sem grandes estragos.



(Fotografia: Net)


Benfica empata em Vila do Conde, FC Porto é campeão

Publicado hoje às 21:09

O Benfica foi hoje travado pelo Rio Ave (2-2), em Vila do Conde, permitindo ao FC Porto festejar, em dia de folga, o 26º título de futebol do seu historial, a duas jornadas do fim do campeonato.

Veja aqui as melhores jogadas deste encontro.

Para ainda alimentar a ilusão do título, os "encarnados" precisavam de ganhar, mas não conseguiram impor-se, frente a uma equipa lutadora e que ainda não garantiu a permanência.

Atsu (8') deu a liderança aos vilacondenses, mas Nolito (37') e Cardozo (40'), de grande penalidade, selaram a reviravolta antes do intervalo: na etapa complementar, Yazalde (50') estabeleceu o resultado final.

Com seis pontos ainda em disputa, o Benfica soma 63, a seis do FC Porto, que tem vantagem no confronto direto, após 2-2 no Dragão e triunfo 3-2 na Luz.

A defesa do Benfica já tinha dado sinais de alguma desconcentração - mau passe de Garay ia permitindo a Yazalde situação soberana -, quando uma falha de comunicação de Artur Moraes com Luisão custou o primeiro golo.

No comments: