Saturday, January 21, 2012

Apenas um registo sem qualquer emoção...




GUIMARÃES 2012
Um Castelo, um Palácio… e histórias de encantar

O Castelo de Guimarães e o Palácio dos Duques estão muito perto um do outro mas as suas histórias nunca se chegaram a cruzar. Se um é o símbolo do nascimento de Portugal, o outro conserva episódios da corte portuguesa no século XV. Partilham apenas o facto de serem dois dos monumentos mais visitados da cidade de Guimarães.

Por estarem muito perto um do outro, os dois monumentos geram frequentemente confusão a quem os visita. "Muitas das vezes as pessoas visitam o Palácio e pensam que estão a visitar a casa onde viveu o rei D. Afonso Henriques. Ele não tem nenhuma ligação ao Palácio, está apenas ligado ao Castelo que fica aqui ao lado", explica Dulce Ribeiro, guia do Paço dos Duques, espaço que integra os dois monumentos, ao SAPO.

O que resta da construção que remonta ao século X faz aguçar a curiosidade dos visitantes, quanto mais não seja pela vista sobre a cidade. Foi lá que Afonso Henriques se bateu contra a sua mãe na Batalha de São Mamede, que marcou o nascimento de Portugal. A carga simbólica é evidente. "Apesar de estar em ruínas é um monumento nacional muito visitado, não pela construção em si, mas pela simbologia que lhe está associada", refere a guia.

Das muralhas do Castelo avista-se o Palácio dos Duques. Apesar de poucos metros separarem os dois monumentos, as suas histórias nunca se cruzaram. O espaço, que outrora pertenceu a D. Afonso (filho ilegítimo do rei D. João I e de D. Inês), é agora um Palácio que retrata a vida da realeza no século XV. cional. Em 2007, o Castelo foi considerado uma das sete Maravilhas de Portugal.


GUIMARÃES 2012: EUROPEAN CULTURE CAPITAL TWIN CITIES SPONSOR JOINT INITIATIVES


Maribor launches its year-long European Capital of Culture programme Friday, while Guimarães kicks-off on 21 January

The northern Portuguese city of Guimarães is committed to working closely with Slovenia’s Maribor in their twin hosting of the European Capital of Culture programme this year, according to city councilwoman Francisca Abreu.

“We will give our best to establish a lasting and consistent relationship with Maribor”, Slovenia’s second biggest city, and in carrying out “joint projects” throughout the year, Abreu told news agency Lusa.

She noted, however, that existing ties between Portugal and the eastern European nation were “more recent” and lacked the historic density that had linked Porto and Rotterdam in the twined cultural European event in 2001.

The programme coordinator for Maribor, Natasa Kos, told Lusa by telephone that the two cities would collaborate in a variety of paired cultural initiatives.

Kos listed some of the joint initiatives as youth travel exchanges, the publishing of two anthologies of Portuguese and Slovenian 20th century poetry, and a weekend dedicated to football and concerts.

Maribor launches its year-long European Capital of Culture programme Friday, while Guimarães kicks-off on 21 January.



























Ambos os monumentos estão a sofrer pequenas obras de restauração para a Capital Europeia da Cultura 2012. No ano passado receberam ao todo 350 mil visitantes mas este ano a organização espera ultrapassar esse número com o evento

No comments: