Saturday, August 14, 2010

Wednesday, August 11, 2010

Provável Inquilino

Fotografia: Gad. Rua Stª Catarina, Porto, 2010

Ao percorrer as mais antigas e históricas ruas das nossas cidades e vilas constata-se o estado de decadência, de abandono e de risco de grande parte dos edifícios de habitação, sobretudo privados aí localizados, em locais nobres. As razões são por demais conhecidas, as motivações dos donos também... O que já não é admissível é a negligência das Câmaras Municipais e das autoridades que, tendo ao seu dispor uma legislação implacável (obras compulsivas, por ex.) permanecem impunes, negligentes até. "De vez em quando", sem motivo aparente, na calada da noite, surge mais um incêndio... "A casa vai abaixo", os bombeiros fazem o seu papel, os autarcas - solidários com os desalojados mostram-se transtornados e repetem as promessas apropriadas para a ocasião.
As cidades e os cidadãos perdem o seu património, o seu passado, os desalojados perdem-se no enredo das promessas de gabinete, perdemos todos um pouco da nossa identidade. Quase todos. Porque há quem não a tenha.

Sunday, August 08, 2010

Saturday, August 07, 2010

Tolerância 0




(...) mais do que o descarado olhar de escárnio da senhora, impressiona-me a postura e a expressão do homem ... desolado, de olhar perdido no chão, vergado pelo peso de tantos e tantos olhares (só olhares?) como esse. Julgo que é apenas mais uma demonstração da intolerância e do atraso que caracteriza as nossas grandes cidades e noutra escala o nosso País. Ser Cosmopolita, abraçar com alegria as diferenças culturais, as escolhas (sejam elas de que natureza forem) é algo que talvez os meus filhos ainda possam vir a viver... Por enquanto, quem pode dá um "salto" a Londres, a NY, ou até a Barcelona.(...)
Gad, 2010

Bom fim-de-semana !

Fotografia: Gad. Porto, 2010

Tuesday, August 03, 2010

Ao "MAZUNGUE.COM"


Quem tenha lido a edição de 15 de Maio de 2010 do V.Blogue e visto as fotografias que ilustram os respectivos textos ficaria com a ideia que Gonçalo Afonso Dias é um digno colaborador ou freelancer do Jornal de Angola.
Editar fotografias de autor limitando-se apenas a referir o seu nome é, infelizmente uma prática cada vez mais corrente em sites, blogues ou edições mais ou menos marginais.
Os direitos de autor não deixam de ser lesados pela simples transcrição de um nome.
Por isso, mesmo sendo insuficiente, é comum "linkar" esse nome ao sítio original de onde foi retirada a fotografia.
Mas, neste caso, e reportando-me à primeira imagem (a das crianças) devo dizer-lhe que tenho motivos para ficar duplamente incomodado; O texto fala de dança e, no caso da captação dessa foto quem dançou fui eu... Acontece que os kandengues estavam junto a casa, na proximidade do Comando da Polícia. Acontece que alguém foi dizer à polícia que estava um branco a tirar fotografias das crianças mal vestidas ou sem roupa para levar para a "Tuga" (provavelmente para denegrir a imagem de Angola). Acontece que fui detido, foi-me retirado o passaporte e fui conduzido ao Comandante onde passei largos momentos a que já me vou habituando. Acontece também que sou cidadão angolano, conhecedor dos meus deveres e dos meus direitos e a "coisa" resolveu-se a bem.
Talvez fosse uma história interessante para, quem sabe, um dia, publicar no vosso espaço.
Quanto às fotografias, de futuro, terei o maior prazer em cedê-las. Bastará para isso pedirem e seguirem os procedimentos adequados .
Com os meus melhores cumprimentos,
Gonçalo Afonso Dias