Friday, July 03, 2009

A "Vaca Negra"


O último debate do Estado da Nação e o final da legislatura do governo de Sócrates criou, inspirado no incidente dos "corninhos" do ministro Manuel Pinho, uma nova lenda;
A da "Vaca Negra".
"Era uma vez, num país onde a Assembleia da República mais parecia uma estrebaria, onde todos regurgitavam e mais nada faziam, um dos animais "passou-se" e levantou os cornos numa impulsiva reacção de indignação a uma cornada traiçoeira de um pequeno bezerro importado das pradarias do leste.
Como em todas as comunidades em risco de vida, sufocadas por um contexto adverso,o pastor daquele rebanho, um dos animais mais agressivos do grupo, sem saber o que fazer fez aquilo que os outros esperavam ansiosamente que fizesse. Cortou a cabeça ao pretenso prevaricador e pintou-a de negro para que todos soubessem o quanto ele era firme e respeitador.
De repente, numa sequência vertiginosa, vieram os restantes "cabecilhas cornudos" de rebanhos não menos infestos crucificar o que crucificado já estava para que ficasse claro também que, a dois meses da "matança da vaca" se demarcavam de tão ignóbil atitude da (agora só) vaca negra.
O fim desta lenda será contado no dia posterior à "grande farra", o já citado dia da matança das vacas. Aí adivinha-se o "milagre da cabeça perdida"...

No comments: