Sunday, January 18, 2009

Karina Bertoncini


Karina Bertoncini é, segundo os meus critérios, uma enorme fotógrafa.
Brasileira, humilde, auto-didacta.
O seu trabalho publicado maioritariamente no site "Olhares.com" impressiona pelo realismo e pela espontaneidade dos registos mas também por um apurado sentido estético da composição e do enquadramento.
Karina tem, quanto a mim, um lugar destacado na fotografia e mais concretamente no fotojornalismo contemporâneo. As suas imagens são genuínas, reportam a vida e o quotidiano da sua gente. Distante de nós, em Minas Gerais, Brasil.
Como eu gostava de ver as (poucas) galerias portuguesas que se dedicam à fotografia contemporânea esquecerem por momentos as obrigações "da moda" e trazerem até nós exposições de gente como a Karina que não precisam, nem sabem, explicar a fotografia.
Porque a fotografia não se explica. Ou está em nós ou não está. O resto são malabarismos de circunstância embalados pelas tendências mais "in" efémeras, com certeza, mas satisfatórias para os próprios tal como satisfaz, por momentos, a masturbação. (intelectual, neste caso...).

1 comment:

KB said...

Generosidade, coisa rara hoje em dia. Vem a mostrar que Gonçalo Afonso Dias é nobre de coração. Não sei se meu trabalho é tudo isto. Mas tudo é a atitude deste fotógrafo, totalmente descoberto à realidade crítica de seu país e, como fazedor de outras artes, um testemunho revolucionário de sua época-Portugal. Abraços, grata!