Friday, November 07, 2008

“Colecção Neves e Sousa” ["O PINTOR ANGOLANO"] em Oeiras

.
A primeira exposição sobre a Colecção Neves e Sousa a ser apresentada ao público em Oeiras é inaugurada no dia 8 de Novembro, às 16H00, na Livraria - Galeria Municipal Verney, na presença do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e da viúva do pintor, Luísa Neves e Sousa.

Com esta primeira exposição temporária e com outras que se realizarão no futuro pretende-se divulgar a obra e vida do artista.

Ficando patente até 18 de Janeiro de 2009, a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, 10h00 às 13h00 e das 14H00 às 18H00, e ao sábado e domingo, das 14H00 às 18H00 (excepto feriados). A Livraria - Galeria Municipal Verney está localizada na Rua Cândido dos Reis, 90/90A, em Oeiras.

Albano Neves e Sousa nasceu em Matosinhos em 1921 mas cedo foi para Angola.

Regressou a Portugal para fazer o curso superior da Escola de Belas Artes do Porto. Porém, depois de ter defendido tese voltou para Angola.

Após ter percorrido aquela que ele referia como “Angola - Minha Terra”, Neves e Sousa andou por Moçambique, Guiné, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, África do Sul, Namíbia, Zimbabwe e depois Brasil. Quando por motivos alheios à sua vontade deixou Angola foi viver para Salvador da Bahia, Brasil, onde faleceu em 1995.

Como testemunho das suas viagens pela África e Europa permanece na Colecção um riquíssimo espólio de aguarelas (1375), desenhos (5044) e peças de arte africana.

Esta primeira exposição pretende, fundamentalmente, dar a conhecer uma pequena mostra das diversas vertentes que integram a Colecção Neves e Sousa: espólio artístico e documental, no qual se destacam a sua biblioteca, os seus livros de poesia e as várias publicações que ilustrou.

Muito mais neste Post...

No comments: