Saturday, January 14, 2006

arquitectura - Sede de uma empresa de segurança privada em Luanda. 2004/...




Projecto para a sede de uma empresa de segurança privada em Luanda (Securitas-Angola).
O Terreno insere-se na actual área de expansão da cidade (Luanda sul / Talatondo).
O programa deste edifício é ambicioso e complexo; para além de albergar todas as funcionalidades administrativas de uma grande empresa em franco desenvolvimento, integra um corpo de formação de seguranças (salas de aulas, auditório, carreira de tiro) e uma zona ampla destinada à habitação permanente dos seus técnicos e directores.



Um sítio virgem "impressionado" pela terra vermelha e pela presença pontual dos Embondeiros, actualmente sem quaisquer referências urbanas consolidadas.
Um dos desafios deste trabalho consistiu na criação de um edifício que respondesse ao programa e simultaneamente pudesse constituir uma possível (futura) referência deste, por enquanto, "não sítio arquitectónico".
A implantação em "S" distribui as diversas funções em corpos autónomos, gerando amplos pátios interiores, lúdicos (no caso das habitações ) e funcionais (relacionados com as valências mais técnicas).
As rampas frontais em "X" basearam-se no "pretexto" da acessibilidade obrigatória para deficientes, para se assumirem como uma peça plástica referencial do conjunto.
O desenho do pavimento da cobertura do edifício será objecto de um trabalho a desenvolver em parceria com um artista plástico Angolano.

Colaboração: Susana Alvarez, Pedro Paula Santos (arquitectura) e José António Aires Pereira (maqueta).

No comments: