Wednesday, March 21, 2012

Teatro Municipal de Almada adere à Greve


Teatro Municipal de Almada adere à Greve e dá entrada gratuita aos cidadãos desempregados

Os trabalhadores do Teatro Municipal de Almada decidiram em plenário aderir à greve geral marcada para amanhã, participando na manifestação desse dia. Foi também decidido que os desempregados terão entrada gratuita na peça Dança de roda, de Arthur Schnitzler, com encenação de Rodrigo Francisco, em cena na Sala Principal do TMA até dia 1 de Abril, de Terça a Domingo.

O Teatro Municipal de Almada estará fechado amanhã, sendo cancelado o espectáculo agendado para esse dia. Os trabalhadores do TMA convidam todo o público e os membros do Clube de Amigos a participarem na manifestação, reunindo-se às 14h00 em frente ao Teatro Nacional D. Maria II.





Boletim #170 --- 21-03-2012


CTAlmada ML [mlist@ctalmada.pt]





Comboios, barcos, metro e autocarros serão afetados pela greve geral de amanhã, a que se vão juntar também os estivadores e cujos primeiros efeitos começam a sentir-se ao final do dia de hoje. 

Em Lisboa, a greve geral convocada pela CGTP vai afetar o Metropolitano de Lisboa, o grupo Transtejo/Soflusa e a Carris. 

O metro e o grupo Transtejo/Soflusa não terão serviços mínimos. O metro prevê que a greve afete mais de 550 mil passageiros, enquanto grupo que assegura o transporte fluvial no rio Tejo, em Lisboa, estima que a paralisação afete cerca de 60 mil passageiros. 

Para a Carris foram fixados serviços mínimos que correspondem a cerca de 13 por cento do serviço normal da empresa. 

A greve ameaça também parar os comboios, depois de, na terça-feira à noite, o Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) ter apelado à participação no protesto. 

Na sequência da tomada de posição do SMAQ, a CP emitiu um comunicado a informar que prevê “fortes perturbações” na circulação de comboios na quinta-feira, prevendo apenas a realização dos comboios de serviços mínimos. 

Os serviços mínimos fixados para a CP incluem a realização de 315 comboios, face aos quase 1.500 comboios previstos pela empresa para um dia normal. 

A norte, a greve deverá afetar a operação da Sociedade de Transportes Coletivos dos Porto (STCP) e o Metro do Porto, que informou que vai funcionar em horário reduzido (07:00-21:00) e não terá ligações a Matosinhos, Póvoa, Maia, Aeroporto e Gondomar. 

Para a STCP foram fixados serviços mínimos, que incluem o "funcionamento a 100 por cento das linhas 4M e 5M (madrugada), bem como o funcionamento a 50 por cento de várias linhas durante a manhã e a tarde. 

A Fertagus, por sua vez, já fez saber, em comunicado, que "reúne todas as condições para o normal funcionamento da sua atividade". A concessionária do comboio da Ponte 25 de Abril espera ainda que "o serviço decorra com toda a normalidade". 

Também os estivadores dos portos de Lisboa, Figueira da Foz e Setúbal vão aderir à greve geral, disse hoje à Lusa o presidente do sindicato que representa estes trabalhadores. 

No setor aéreo, a ANA, gestora dos aeroportos portugueses, aconselha os passageiros a confirmarem os seus voos antes de irem para o aeroporto. 

Os primeiros impactos da greve vão fazer-se sentir hoje, ao final do dia, na CP e no Metropolitano de Lisboa. 

Os passageiros da CP deverão sentir os primeiros efeitos da greve hoje, a partir das 22:00, com particular incidência nos comboios urbanos de Lisboa e do Porto. 

No metro, a greve terá impacto na exploração a partir das 23:20. 

Nota ainda para o facto de a Federação Portuguesa do Taxi (FPT) se ter solidarizado com a greve geral de quinta-feira, recomendando aos seus associados o uso de uma fita negra nas viaturas, simbolizando luto pela situação do país. 

A greve geral de quinta-feira é a oitava convocada pela CGTP e acontece quatro meses após a última. O protesto surge contra o agravamento da legislação laboral, o aumento do desemprego, o aumento do empobrecimento e as sucessivas medidas de austeridade. 

Lusa

No comments: