A "BOA NOTÍCIA":
Souto de Moura enterra central de Foz Tua
A EDP contratou Souto de Moura para minimizar o impacto visual da nova central hidroelétrica de Foz Tua. O arquiteto assim fez: enterrou o edifício
Nota: Como arquitecto considero, apesar de não partilhar o "minimalismo pseudo-poético" de Eduardo Souto de Moura, uma notícia positiva.
Mas pergunto desde já: Não seria, em nome da transparência e da igualdade de oportunidades motivo para um Concurso Público?
Desde há relativamente pouco tempo, Portugal passou a ter, não apenas um (Siza Vieira) mas dois (2!) arquitectos... O reconhecimento internacional, materializado em inúmeros prémios e galardões que Souto Moura recebeu reflecte-se, num país onde a "bronquite intelectual" é um autêntico flagelo , numa espécie de "Escolha obrigatória" e incontornável...
O "Kota" Siza não chega, é claro, para as encomendas e então "descobre-se" outro "inquestionável" com tudo o que de muito questionável e de pouco transparente tem essa escolha. (GAD).
A "MÁ NOTÍCIA":
Portugal: Risco e juros da dívida continuam a subir No dia em que o comissário Olli Rehn se deslocou a Lisboa, a probabilidade de incumprimento da dívida subiu para 66% e os juros das obrigações do Tesouro subiram em todos os prazos no mercado secundário.
No comments:
Post a Comment