Saturday, December 17, 2011

104! Parabéns Arquiteto!


Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.



Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília. Filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Niemeyer nasceu no bairro de Laranjeiras, na rua Passos Manuel, que receberia no futuro o nome de seu avô Ribeiro de Almeida, ministro do Supremo Tribunal Federal. Niemeyer foi profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô, que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos.



Niemeyer passa a sua juventude sem preocupações e na boêmia, frequentando o Café Lamas, o clube do Fluminense e a Lapa. Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio." Em 1928, aos 21 anos, casou-se com Anita Baldo, 18 anos, filha de imigrantes italianos da província de Pádua.

A cerimônia de casamento na igreja do bairro atendeu aos desejos da noiva. "Casei por formalidade. Mais católica do que minha esposa é impossível, então não me incomodei em casar dessa forma". O casamento foi no mesmo ano da formatura no ensino médio. O casal teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao arquiteto. Casado, Oscar troca a vida boêmia pelo trabalho na tipografia do pai. Resolve retomar os estudos. Em1929, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro, em 1934. Desde sempre idealista, mesmo passando por dificuldades financeiras, decide trabalhar sem remuneração no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão.


Não lhe agradava a arquitetura comercial vigente e viu no escritório de Lúcio Costa uma oportunidade para aprender e praticar uma nova arquitetura. Viúvo desde 2004, casou-se em novembro de 2006, com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos. Até 23 de setembro de 2009, quando foi internado, passando em seguida por duas cirurgias, para retirada da vesícula e de um tumor do cólon, o arquiteto costumava ir todos os dias ao seu escritório em Copacabana, onde trabalhava no projeto Caminho Niemeyer, em Niterói, um conjunto de nove prédios de sua autoria. Até outubro de 2009, Niemeyer permaneceu internado no mesmo hospital, no Rio de Janeiro. Em 25 de abril de 2010, foi novamente internado, apresentando um quadro de infecção urinária.



O arquiteto deveria participar do lançamento da edição especial da revista "Nosso Caminho", no dia 27 de abril, em homenagem aos 50 anos de Brasília. A festa foi cancelada. Posições político-ideológicas A luta política é uma das questões que sempre marcaram a vida e obra de Oscar Niemeyer. Em 1945, já um arquiteto conhecido, conheceu Luís Carlos Prestes e filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Niemeyer emprestou a Prestes a casa que usava como escritório, para que este montasse o comitê do partido. Sempre foi um forte defensor de sua posição como stalinista. Durante alguns anos da ditadura militar do Brasil autoexilou-se na França. Um ministro daAeronáutica da época diria que "lugar de arquiteto comunista é em Moscou".Visitou a União Soviética, teve encontros com diversos líderes socialistas e foi amigo de alguns deles. Em 2007 presenteou Fidel Castro com uma escultura de caráter antiamericano: uma figura mostruosa ameaçando um homem que se defende empunhando uma bandeira de Cuba. Em seu discurso de 2007, onde Fidel fala em aposentadoria, faz referência ao amigo Niemeyer: "Penso, como (o arquiteto brasileiro Oscar) Niemeyer, que se deve ser consequente até o final". Esta frase foi repetida em sua carta de renúncia de 18 de fevereiro de 2008.


"Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral",

Apesar do discurso comunista, da fama de ser desapegado de dinheiro e pródigo, de ter doado diversos projetos e não ter acumulado fortuna, seus projetos custam altas cifras ao Estado: em 2007, cobrou 7 milhões de reais pelo projeto da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, tendo sua empresa recebido 33,5 milhões de reais do governo federal, entre 1996 e 2008, apenas por projetos de obras em Brasília.

Biography of Oscar Niemeyer

1 comment:

Diógenes Rodrigues said...

Amigos!
Sou designer gráfico e tenho 46 anos (47 em maio).
Meu sonho desde sempre foi ter minha casa finalizada num estilo loft.
Até poucos anos atrás eu estava vendo esse sonho se realizar, mas...
Existem situações com forças maiores que nossos sonhos,
ou pelo menos na cabeça da gente, deixamos os sonhos pra segundo plano
e tratamos de cumprir com nossas obrigações cotidianas, contas, imprevistos e etc.
Confesso que não fui muito prudente com previsões pro futuro (rs rs rs)
Não deveria ser assim, mas assim aconteceu!
Eu e minha esposa, até começamos a elaborar rotinas para terminar a casa e decorá-la.
Mas então: temos uma cachorrinha e três gatos, que foram destruindo muitas coisas em casa.
Mas nós amamos demais eles e claro, eles não são a causa das nossa incompetência kkk !!!
Começamos até a dormir na sala pra deixar o quarto pro dois gatinhos menores.
Bom, resumindo... nossa casa está pela metade, sem terminar e sem decorar
e com muitas coisas estragadas. Não conseguimos finalizar nada:
por falta de dinheiro e programação financeira. Difícil!!!
Uma coisa conseguimos, que também era um sonho: nos casamos e fizemos uma recepção linda.
Nos amamos muito e, obviamente gostaríamos de completar futuramente a família com um filho!
Daí surge o pensamento: será difícil mesmo terminar a casa.

Agora vem a questão "pontual" que quero chegar:
"Haveria a possibilidade de conseguir algum tipo de patrocinador para terminar as obras da minha casa
e finalizar com uma decoração legal num estilo industrial? Como seria possível? O que eu poderia fazer? Podem me ajudar?"

Sei que fui bem cara-de-pau enviando esse e-mail, mas sei também que não custa nada tentar.
Agradeço demais a atenção e o tempo por ter lido e me desculpem pelo inconveniente.

Abraços!!!

diogenes.lr@bol.com.br