Thursday, March 19, 2009

A Ir(responsabilidade) da Igreja

As declarações do Papa Bento XVI , referentes ao uso do preservativo, na sua primeira visita ao continente africano, momentos antes de aterrar na capital dos Camarões, não só foram de uma incompreensível irresponsabilidade como revelam o alheamento da Igreja com a autêntica arma mortal massiva que é, em África, o vírus da SIDA.
Irresponsabilidade que pode ser mortal também. Os africanos católicos encontram a "verdade" nas palavras do Papa... Quantos se sentirão agora menos obrigados a aderir às campanhas que tantas organizações, tanta gente voluntária, com tanta dificuldade, levam às aldeias e cidades africanas?
É pena que em Portugal as reacções às palavras de Bento XVI: ["A distribuição de preservativos não é solução para a sida" e pior: "pelo contrário, a sua utilização agrava o problema"] não sejam criticadas com a contundência que merecem, o que demonstra um "pudor subserviente" à Igreja herdado de Cardeais de "outros tempos.
O que o Papa disse foi uma barbaridade e pode vir a ser responsável por gente contaminada com SIDA. Porque seguiu a Sua Palavra.

Desenho: Gad, 2009

Amanhã, sexta-feira, o Papa visita Angola; outro país africano onde a Sida concorre com as minas para os números da morte. Espero que arranjem um enorme preservativo para que, no caso de Bento XVI repetir a sua tese, o "preservarem" calado até ao final da visita. Com o devido respeito.

1 comment:

Bibbas said...

Para quem como eu, que trabalhou com tanto seropositivo, criança e mulher, só pode dizer: “...papa deixa-te de patetices”!!! Declarações irresponsáveis não são precisas numa altura que o VIH, tira a vida de tanta gente, principalmente crianças… Amei o desenho !!!:):):)