Wednesday, January 25, 2012

25 de Janeiro de 2012



A "BOA NOTÍCIA":
Cogumelos alucinógenos podem tratar depressão




Publicado hoje às 14:33

Dois estudos sobre os efeitos da psilocibina, o princípio activo dos cogumelos alucinógenos, mostram que, ao contrário do que se pensava, eles reduzem a actividade em áreas do cérebro que também são inibidas por tratamentos anti-depressivos.

«Psicadélicos são considerados drogas que "expandem" a mente, por isso foi assumido que elas actuam aumentando a actividade cerebral», disse David Nutt, do Imperial College London, citado pelo jornal brasileiro Estadão.



«Mas, surpreendentemente, descobrimos que a psilocibina, na realidade, reduz a actividade em áreas que têm as conexões mais densas com outras áreas», acrescentou.

«Essas regiões do cérebro são conhecidas por restringir a nossa experiência do mundo», disse, acrescentando: «Sabemos que desactivar essas regiões leva a um estado no qual o mundo é experimentado de forma estranha».

No primeiro estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), muitos dos 30 voluntários que receberam o princípio activo descreveram uma sensação de alteração da percepção deles mesmos.

O segundo artigo, que deve ser publicado no British Journal of Psychiatry, envolveu dez voluntários e descobriu que a psilocibina melhorou as lembranças das memórias pessoais.



A "MÁ NOTÍCIA":

Ministra admite que há uma justiça para ricos e uma para pobres
A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, admitiu que Portugal ainda tem uma justiça para ricos e uma para pobres, defendendo, no entanto, que "há um fim de estado de impunidade que se pré-anuncia". Durante o debate do Clube dos Pensadores, Paula Teixeira da Cruz revelou que o estudo do novo mapa judicial já foi enviado à "troika" e poderá ser apresentado ainda esta semana. Já a proposta para uma reforma do processo civil será entregue em junho no Parlamento.

(MAS QUE GRANDE NOVIDADE...)

No comments: