Wednesday, February 29, 2012

Boa Noite


Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Angola, 2007

"s/t"





"s/t" Desenho: Gonçalo Afonso Dias. 02/2012
Roller sobre papel 20x15cm

29 de Fevereiro de 2012



A "BOA NOTÍCIA":


PARABÉNS TSF !

TSF-Rádio Notícias é uma rádio portuguesa, de cariz informativo, com noticiários de meia em meia hora. Fundada em 1989, a cooperativa original incluía algumas figuras históricas darádio portuguesa, como Emídio Rangel, David Borges ou Fernando Alves e adoptou o nomeTSF por analogia com a designação tradicional abreviada de Telefonia Sem Fios, que era como se chamava a rádio nos seus primórdios. A primeira emissão desta rádio ainda "pirata" (ainda não estava legalizada, nessa altura ainda não eram permitidas em Portugal emissões privadas de rádio) teve lugar a 29 de Fevereiro de 1988.

A estação de rádio, a princípio designada TSF-Rádio Jornal, teve como sócios fundadores a Cooperativa TSF, o grupo de O Jornal e a FNAC-Fábrica Nacional de Ar Condicionado. Tem a classificação de rádio regional, mas cobre em FM o Norte e Centro do país, além de deter várias rádios locais no Sul, chegando a grande parte do território continental português. Pode também ser escutada pela Internet em todo o mundo. Possui uma razoável rede de correspondentes internacionais e é actualmente propriedade do grupo Controlinveste Media, em consequência de Joaquim Oliveira ter adquirido partes da holding Lusomundo à PT Multimédia.



Fazem ou fizeram parte da TSF profissionais conhecidos como: Fernando Alves, Manuel Acácio, Helena Vieira, Margarida Serra, Pedro Pinheiro, João Janes, João Paulo Baltazar, Carlos Vaz Marques, Mário Fernando, David Carvalho, Ana Bravo, Rui Miguel Silva, Fernando António, Nuno Roby Amorim, Valdemar Duarte, Miguel Monteiro, Elisabete Caramelo, Miguel Fernandes, Paulo Tavares, Nuno Miguel Martins, Ana Catarina Santos, Bárbara Baldaia, Ricardo Pateiro, Sofia Santos, Artur Cassiano, Luis Lourenço, Emídio Fernando, César Santos, Nélson Santos, Bárbara Guevara, Manuel Vilas Boas, Cristina Lai Men, Pedro Miguel Costa, Cláudia Arsénio, Artur Carvalho, Maria de São José, Sandra Pires, Cláudia Henriques, Nuno Serra Fernandes, Judith Menezes e Sousa, Paulo Alves Guerra, Valter Madureira, Ricardo Duarte, Francisco Mateus, João Francisco Guerreiro, Bruno Sousa Ribeiro, Paulo Cintrão, José Carlos Barreto, Cristina Santos, Alexandrina Guerreiro, Herlander Rui, João Félix Pereira, Jorge Pena, Paulo Dias, entre muitos outros.

A TSF tem actualmente como director o jornalista Paulo Baldaia.

(WIKIPÉDIA)






A "MÁ NOTÍCIA":
Agricultores alentejanos «desesperados» e à beira de um ataque de nervos
A falta de chuva está a deixar os agricultores alentejanos «desesperados» e o elevado preço das forragens e rações a provocar um ataque de nervos aos produtores pecuários, segundo um dirigente agrícola de Portalegre.

«Os agricultores já estão a Xanax», ironizou António Bonito, proprietário de uma exploração agrícola na freguesia de Crato (Portalegre), onde mais de 200 cabeças de gado bovino estão a ser alimentadas à base de fenos e silagens.

Criticando a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, pela forma como tem conduzido o problema da seca, António Bonito, que exerce também o cargo de presidente da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP), exigiu medidas que ajudem de «imediato» o setor.

«Quando ouvimos a nossa ministra, que devia ser a primeira pessoa a defender-nos, apelar a um sentimento de fé, nós, agricultores, somos pessoas de coragem e de fé, mas neste momento não é a fé que nos faz falta, precisamos de solidariedade e que nos apoiem financeiramente», defendeu.

Em pleno período de seca, António Bonito considera que a zona do norte alentejano vive num verdadeiro «retrato de desespero» por falta de alimentos para o gado.

«Não temos condições para alimentar os animais que, nesta altura do ano, normalmente, andam no pastoreio, no extensivo», relatou.





(IMAGEM RETIRADA DA NET)




Boa Noite.

Tuesday, February 28, 2012

DESTAK - Relação de Lisboa manda devolver bens arrestados a Álvaro Sobrinho

Actualização
Nota: A Notícia do Destak abaixo reportada contem uma imprecisão grosseira (com origem na LUSA, o que é incompreensível...) que importa esclarecer:
O Dr. Álvaro Sobrinho é e nunca deixou de ser PRESIDENTE do Banco Espírito Santo de Angola (BESA)


(SITE OFICIAL DO BESA)





CASO BES ANGOLA Relação de Lisboa manda devolver bens arrestados a Álvaro Sobrinho


28 | 02 | 2012 20.07H

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) revogou hoje a decisão judicial de arresto dos bens do ex-presidente do Banco Espírito Santo de Angola Álvaro Sobrinho, disse à Lusa fonte do Tribunal.

O TRL, adiantou a fonte, considerou que a decisão do juiz de instrução criminal, relativa ao arresto dos bens de Álvaro Sobrinho, por indícios da prática de crimes de branqueamento de capitais e outros ilícitos, não se encontra "fundamentada", sendo assim revogada.


Em termos práticos, os bens arrestados terão de ser imeditamente restituídos ao arguido.


Destak/Lusa | destak@destak.pt

"Maria da Fonte"


Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Lamêgo, 2009

Sobre (tudo)


Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Barcelona, 2007

Retrato



Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Alentejo, 2007

Foram pelo cano...



Fotografia: Gonçalo Afonso Dias

28 de Fevereiro de 2012


A "BOA NOTÍCIA":
Fim dos feriados religiosos pode ser adiado para 2013

A eliminação dos dois feriados religiosos já em 2012 pode estar em causa, admitiu esta segunda-feira o secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A Conferência Episcopal Portuguesa diz que começa a ser curto o tempo para o Governo acertar com a santa sé a eliminação de dois feriados já em 2012.

A Igreja Católica diz que o problema se coloca, sobretudo, porque os dois feriados que provavelmente serão anulados (o Corpo de Deus a 7 de Junho e o da Assunção a 15 de Agosto) implicariam uma série de contratempos e prejuízos que dificilmente poderão ser evitados, sublinhou o padre Manuel Morujão, porta-voz da CEP.

«Se por acaso quando chegar a decisão se está perto desses tais feriados que vão ser suprimidos, certamente que o Governo terá em conta esse factor uma vez que há programação tanto do lado da igreja, como do lado da sociedade civil», lembrou.

Factores que a Conferência Episcopal Portuguesa entende que o Governo deve ter em conta, admitindo nessas circunstâncias eliminar os dois feriados religiosos apenas em 2013.





(Cartoon: MOT@)


A "MÁ NOTÍCIA":
Novos horários dos barcos entre Lisboa e Margem Sul entram hoje em vigor

A Transtejo e a Soflusa começam hoje a aplicar novos horários, com supressões no número de viagens em todos os percursos entre Lisboa e a Margem Sul.

Os novos horários das carreiras fluviais da Transtejo e da Soflusa, com supressões no número de viagens em todos os percursos entre Lisboa e a Margem Sul, entram hoje em vigor.

Em causa estão cortes de quatro a 10 ligações (totalizando idas e voltas) nos dias úteis e de quatro a 22 ligações (também com a soma de idas e voltas) aos sábados ou aos domingos nos percursos Montijo-Cais do Sodré, Cacilhas-Cais do Sodré, Seixal-Cais do Sodré, Trafaria-Belém e Barreiro-Terreiro do Paço.

Os trabalhadores do Grupo Transtejo, que detém as duas empresas, contestam os novos horários, considerando a redução das viagens "um erro que não defende o serviço público".

Por isso, vão reunir-se em plenários: os colaboradores da Soflusa agendaram o encontro para hoje, pelo que o serviço deverá parar entre as 13:25 e as 16:20 no sentido Barreiro-Terreiro do Paço e entre as 13:25 e as 16:50 no sentido inverso, e os da Transtejo vão debater o assunto na quarta-feira, o que também motivará a paragem das ligações à tarde.

Em cima da mesa está a possibilidade de marcar novas greves.

Monday, February 27, 2012

FACEBOOK e FOTOGRAFIA





Há algum tempo, não muito, procurei saber o verdadeiro significado de "Filantropia"... Li vários ensaios e concluí que, apesar de me bater por causas que têm a ver com a dignidade e os direitos das pessoas, não tenho esse perfil. Não sou, decididamente um Filantropo. Sou demasiado egoísta para isso.


A minha aligeirada pesquisa conduziu-me inevitavelmente ao oposto daquilo que a motivou e esbarrei na "Misantropia"...
Ah! Aí senti-me mais retratado, apesar de não preencher todos os requisitos...
Sou, conclui, um "Misantropo moderado".
Nada que abone muito em meu favor, portanto, mas também não vem grande mal ao mundo por isso.


Esta breve introdução, vagamente filosófica, serve apenas para falar das "Redes Sociais" e, mais concretamente, do incontornável "Facebook" (FB).


Durante muito tempo ignorei-o.

Depois, continuei a ignorá-lo.


Até que um dia li, se não estou em erro numa edição online da "Exame Informática" que todos, sem excepção, deveriam ter conta no (FB) quanto mais não fosse para evitarem um "roubo de identidade" - e depois, o artigo fundamentava convincentemente essa teoria.


Convenceu-me, confesso.
Depois do meu registo levei muito tempo a investigar as potencialidades dessa gigante rede social. Sem grande entusiasmo, volto a confessar...
Contudo, e até porque a minha "ortodoxia" não é fulminante, lá fui encontrando algumas coisas interessantes no meio de muito lixo.
Encontrei, por exemplo, um Grupo "Amigos da Velha Guarda" da "malta" que, nos anos 80 (por aí) frequentava, como eu, a natação na piscina de Alvalade, em Luanda.
Perante as adversidades desses tempos foi um grupo unido, solidário, amigo. Isso foi bom e, por isso, já valeu a pena.


Já o "fazer novas amizades" diz-me muito pouco, senão nada. Pois se já é tão difícil criar e conservar verdadeiros amigos no quotidiano, impossível me parece fazê-los tendo como intermediário uma máquina com maior ou menor memória (RAM).


Uma vez que não posso mudar o (FB), passei a interpretar os convites de amizade como uma forma de expressão de gosto sobre o que ali publicamos ou comentamos. Nada mais.
E tenho publicado sobretudo fotografia. Aliás, era sobre a fotografia e o Facebook que eu queria escrever mas, para variar, meti-me em atalhos...


Descobri, ou por outra, fui convidado, a fazer parte de um grupo de fotógrafos que têm em comum a paixão pela "fotografia de rua" - o fotojornalismo, os instantâneos. O Grupo denomina-se «On Every Street» e dele fazem parte fotógrafos (as) de todo o mundo.
Poder-se-ia pensar que esse é apenas mais um grupo, com um conteúdo comum, mas, até pela diversidade, sem uma qualidade extraordinária. Engano puro! 
Em muito poucos sítios, de publicação livre, vi e vejo fotografia com tanta qualidade (segundo os meus critérios, claro está.) 
Edito aqui apenas cinco exemplos recentes, de autores distintos, com géneros fotográficos diferentes, para melhor ilustrar aquilo que antes afirmei:



Fotografia: Ian Howlett



Fotografia: Maria João Arcanjo



Fotografia: David Mar Quinto



Fotografia: Cal Colman



Fotografia: Irina Ivanova

"Déjà vu" - Cruzeiro à deriva junto às ilhas Seychelles

Depois do «Costa Concórdia» o «Costa Allegra»



A má notícia é que na mesma frota, a dos "Costas", ainda "sobram" alguns ...


O «Costa Classica»;
O «Costa Romantica»;
O «Costa Marina»;
O «Costa Victoria»
O «Costa Flavolosa»
O «Costa Fortuna» e...
O «Costa Mediterranea» 

A solidão é a única coisa que por aqui cresce.



Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Aldeia de Rãs, Viseu, 2009

27 de Fevereiro de 2012

A "BOA NOTÍCIA":
Ministro da Saúde recebido com protestos no Barreiro


Entre assobios e Apupos, Paulo Macedo aceitou um dossier sobre as necessidades do concelho.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, foi hoje recebido com protestos de cerca de uma centena de pessoas no Barreiro, onde inaugurou a nova Unidade de Saúde Familiar Ribeirinha.

Mais de 100 pessoas de várias comissões de utentes aguardavam Paulo Macedo com cartazes contra o aumento das taxas moderadoras e a privatização da saúde.


A "MÁ NOTÍCIA":
Nova corrente polar puxa mínimas para baixo a partir de amanhã

Temperaturas vão ser mais agradáveis ao longo desta segunda-feira, mas vão ter uma passagem tímida. Frio prepara-se para regressar.

As luvas, os cachecóis e os barretes comprados para enfrentar o frio siberiano do final da semana passada podem voltar a ser usados a partir desta terça-feira. As temperaturas mínimas vão voltar a descer. Hoje, é de aproveitar o bom tempo.

“Prevemos hoje, no Porto, 15 graus de temperatura máxima, 17 para Lisboa e 19 graus para Faro. Amanhã, continua o céu a estar pouco nublado, mas a temperatura já tem tendência para uma pequena descida, sobretudo a mínima”, afirma à Renascença a técnica do Instituto de Meteorologia Paula Leitão.

A temperatura mínima esperada para hoje é de 10 graus em Lisboa, sete em Faro e seis no Porto. 


Fotografia: Gonçalo Afonso Dias

 A partir de quarta-feira, as previsões apontam para o regresso em força do frio, com a chegada de nova corrente polar, que deverá ficar durante todo o resto da semana.

Apesar da subida de temperatura, nove distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso amarelo do Instituto de Meteorologia, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido ao vento forte. São eles Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

Retrato



"s/t."  Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Évora, 2007

Sunday, February 26, 2012

Ainda há Heróis (2) - João Silva





(Fotografias de João Silva, Afeganistão)

A História de Marie Colvin e o tributo que lhe presto lembra-me um outro herói, esse português, que ficou sem as duas pernas no Afeganistão.

Muitas são as vezes que penso nele, na sua coragem (durante e depois), no seu profissionalismo, na sua dedicação.

Esse tema estava há muito guardado na minha "pasta" de «posts a publicar»...

São muitos mas a vertigem dos acontecimentos e das notícias, cá dentro e lá fora, não me permitem, como gostaria, chegar a tudo.

Por isso, aqui fica também o meu tributo a esse enorme fotojornalista de guerra - João Silva, e ao exemplo que deu (e dá) ao mundo.
Seguir em frente: a história de um fotógrafo português



CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA - EXPOSIÇÃO JOÃO SILVA - AFEGANISTÃO


Marie Colvin - Ainda há heróis.


Dois jornalistas estrangeiros morrem em bombardeios na Síria

A jornalista de guerra americana Marie Colvin e o fotojornalista francês Rémi Ochlik foram mortos nesta quarta-feira, em Homs, durante bombardeios lançados pelo regime de Bashar al Assad. O objetivo era a centro de imprensa no bairro de Baba Amr. Outros quatro jornalistas estrangeiros estão feridos.

Marie Colvin, de 55 anos, estava a serviço do jornal britânico Sunday Times. Correspondente de guerra, especialista do mundo árabe, ela fez a cobertura de vários conflitos. Recentemente ela trabalhou na Tunísia, no Egito e na Líbia. Ela ganhou o prêmio de melhor correspondente internacional no ano de 2010 no Reino Unido.

Rémi Ochlik, 28 anos, era fotógrafo da agência IP3 Presse. Suas fotos foram publicadas pela revista francesa Paris-Match, pela Time Magazine e pelo Wall Street Journal. Ele ganhou o prêmio World Press 2012 por seu trabalho na Líbia.

A informação foi dada pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos e confirmada pelo ministro francês da Cultura Fréderic Mitterrand.

O jornal Le Figaro indicou que a jornalista Edith Bouvier estava entre os feridos e que estavam providenciando sua evacuação. Militantes anti-governo afirmaram que a remoção dos corpos do centro de imprensa era muito dificil, por causa dos bombardeios incessantes e da presença de atiradores.

Gilles Jacquier foi o primeiro jornalista estrangeiro morto na Síria. O francês morreu no dia 11 de janeiro, também em Homs, durante uma viagem autorizada pelas autoridades sírias, que restringiram drasticamente o movimento de jornalistas no país. Não foi possível estabelecer se a bomba que o matou foi atirada pelos rebeldes ou pelo Exército sírio.

A comunidade internacional pediu às autoridades do país que garantam a proteção dos jornalistas no território.

Além dos jornalistas, pelo menos 13 civis sírios foram mortos na quarta-feira em bombardeios em Homs, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. A cidade vem sendo bombardeada de maneira incessante desde o dia 4 de fevereiro.




(Imagem retirada da net)

A jornalista que perdeu um olho na guerra civil no Sri Lanka
A pala negra era a sua marca registada. Marie Colvin, a jornalista que terça-feira foi morta num bombardeamento em Homs, perdeu a visão do olho esquerdo na sequência de ferimentos por estilhaços quando fazia a cobertura da guerra civil no Sri Lanka em 2001.

Podia usar um olho artificial, mas preferia andar com uma pala negra ao estilo de Moshe Dayan, o general responsável pelas mais importantes vitórias de Israel nas guerras contra seus vizinhos árabes. Marie Colvin, uma das jornalistas vítimas da violência na Síria, perdeu a visão do olho esquerdo ao cobrir a guerra civil no Sri Lanka, em 2001.

Marie Colvin, 56 anos, renomada correspondente de guerra, trabalhava para o jornal britânico "Sunday Times" quando perdeu a vida, terça-feira, num violento ataque realizado pelo exército sírio à cidade rebelde de Holms na passada quarta-feira. A sua morte soma-se à de milhares de outras vítimas da repressão do regime do Presidente sírio Bashar al-Assad.




Espanha, Valência - O "Artes e Ofícios" é solidário com os jovens de Valência, contra a violência policial, pela liberdade de expressão e pelo direito à indignação e à manifestação.

Contra a brutalidade, contra a violação dos Direitos Humanos, pela Liberdade.



Maurice André & Tango

MAURICE ANDRÉTrompetista francês Maurice André morreu hoje

Morreu o trompetista clássico Maurice André. O músico francês faleceu esta madrugada, em Bayonne, no sudoeste de França.

Maurice André era considerado mestre incontestado do trompete e tocou com os maiores chefes de orquestra.

Nasceu em Maio de 1933, e antes de se dedicar à música, passou boa parte da adolescência a trabalhar nas minas. Maurice André faleceu esta madrugada com 78 anos.



E, TANGO...







O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo. (WIKIPÉDIA)

A Substância do Retrato



Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Évora, 2007


O Retrato

(…) Pensamos que se pode dizer, sem qualquer temor de cair no paradoxo, que a fotografia foi inventada para fazer o retrato do homem. É verdade que as primeiras fotografias são de paisagens ou de objectos, e não de homens. É verdade que as primeiras tomadas fotográficas eram de tal forma lentas que se tornava impossível fotografar uma pessoa, que nem sequer devia respirar. Mas tão logo as poses se tornaram toleráveis, talvez com o auxílio de um encosto para a cabeça, que o sucesso do retrato fotográfico se tornou arrasador, de muito longe superior à sua utilidade que, no entanto, é enorme.

Um sucesso que não teve quebras e permanece ainda hoje, pela simplíssima razão de que o retrato corresponde exactamente a necessidades precisas do homem. A menos que não se exasperem certas especializações – a fotografia de objectos para catálogos, por exemplo – o fotógrafo encontrará sempre algo a criar com a imagem da figura humana, na moda, na publicidade, na reportagem e em todos os outros géneros de fotografia.

Contudo, realizar um retrato fotográfico, se se pretender, naturalmente, um resultado apreciável, não é tão fácil como pode parecer. E ainda é menos fácil, se não completamente impossível, ensinar a fazer um retrato.

Não tanto pelos aspectos técnicos, uma vez que para os ensinar existem hoje na literatura fotográfica óptimos manuais; nem sequer pelos aspectos de composição e formais, que até nem são assim tão complexos, mas antes pelo conteúdo, a própria substância do retrato, pelo significado que se lhe pode e deve conferir. Para que um retrato seja qualitativamente apreciado, é evidente que deve ser tecnicamente perfeito que, de um ponto de vista formal, deve responder a determinados requisitos, mas é igualmente claro que, deve dizer-nos alguma coisa, mais sobre o seu autor para além da descrição da sua habilidade na utilização das objectivas e das luzes, ou da educação do seu gosto e da sua maneira de ver.

Um retrato deve dizer-nos qual é o pensamento, a opinião do autor sobre a pessoa que foi retratada; se o fotógrafo conseguiu, ou não, estabelecer uma relação com o seu tema: quem é a pessoa fotografada, que tipo humano representa, a que classe ou a que estrato pertence, qual o seu temperamento, o seu ânimo; se é rica ou pobre, feliz ou infeliz, alegre ou triste. Estas e outras coisas podem ser encontradas num retrato fotográfico. Nem sempre, e não necessariamente, todas juntas, mas são estes os elementos que constituem a substância do retrato.(…)

(A Fotografia – as formas, os objectos, o homem - Antonio Arcadi – Edições 70)

26 de Fevereiro de 2012


A "BOA NOTÍCIA":

Mandela sai do hospital no domingo ou segunda-feira, diz Zuma. 

Em comunicado, Jacob Zuma garantiu ainda que o herói da luta contra o apartheid, agora com 93 anos, «está plenamente consciente» e que este «não está em perigo».

O presidente sul-africano confirmou, este sábado, que Nelson Mandela «está bem» e que deverá «sair do hospital» no domingo ou na segunda-feira.

Em comunicado, Jacob Zuma garantiu ainda que o herói da luta contra o apartheid, agora com 93 anos, «está plenamente consciente» e que este «não está em perigo».

«Os médicos estão satisfeitos com o seu estado que, dizem eles, está conforme com a sua idade. Ele estava de boa saúde antes de dar entrada no hospital, mas os médicos sentiram que a nsua queixa exigia um exame mais completo», explicou.

A "MÁ NOTÍCIA":
Benfica empata com Académica e pode ser alcançado pelo FC Porto
Com o nulo frente à Académica, o Benfica cede pela segunda vez consecutiva pontos no campeonato e pode ser alcançado caso o FC Porto vença ao Feirense no domingo.

O Benfica não foi além de um empate a zero na deslocação ao terreno da Académica, podendo ser alcançado pelo FC Porto que recebe no domingo o Feirense.

Depois da derrota diante do V. Guimarães, a equipa encarnada cedeu pela segunda vez consecutiva pontos no campeonato, algo que ainda não tinha acontecido na Liga desta época.

A equipa encarnada foi mais dominadora durante este encontro, com muitas iniciativas de ataque durante a primeira parte perante uma Académica muito fechada.

No segundo tempo, o treinador encarnado apostou na entrada de Nelson Oliveira e que poderia ter inaugurado o marcador logo no primeiro minuto da segunda metade, mas não fez melhor que atirar ao lado quando estava isolado diante do guardião Peiser.

Aos 51 minutos, o jovem jogador encarnado,recentemente chamado à selecção, cruzou para a área da Académica, com Flávio a atirar à barra da baliza de Peiser, quando tentava cortar o cruzamento de Nelson Oliveira.




Saturday, February 25, 2012

A Baía de Luanda (é uma mão) em 5 abordagens


"A Mão"


(1) Fotografia: Gonçalo Afonso
Luanda, 2010


(2) Desenho: Gonçalo Afonso Dias
Esferográfica sobre papel, 2012



(3) Edição em Photoshop a partir da fotografia original (1)
Gonçalo afonso Dias, 2012




(4) Pintura em acrílico sobre impressão fotográfica
Gonçalo afonso Dias, 2012




(5) Desenho e edição
Gonçalo afonso Dias, 2012

Bom fim-de-semana!

~



Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Carcavelos, 2010

Andar na Linha...


Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Carcavelos, 2010

Fugir...



Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Carcavelos, 2010

Ela não é "piegas"...



Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Santo Amaro de Oeiras, 2010

Coisas que nunca mudam


Fotografia: Gonçalo Afonso Dias, 2010

O ARTISTA



"O Artista" conquista seis César

O filme "O Artista" foi esta sexta-feira o grande vencedor dos prémios do cinema francês, ao ganhar seis César, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz, noticiou a agência AFP.

O filme, em exibição em Portugal, é candidato no domingo a dez Óscares, incluindo Melhor Filme, e já foi premiado com três Globos de Ouro (EUA), sete Bafta (Reino Unido) e um Goya (Espanha).

O seu realizador, Michel Hazanavicius, recebeu hoje o César de Melhor Realizador, enquanto  o de Melhor Atriz.

"O Artista" foi ainda galardoado, na 37.ª cerimónia de entrega dos prémios do cinema francês, com o César de Melhor Fotografia, Melhor Cenário e Melhor Música Original.

Já o César de Melhor Filme Estrangeiro foi para "Uma Separação", do cineasta iraniano Asghar Farhadi.

O filme, também em exibição nas salas portuguesas e candidato a um Óscar, já foi premiado no Festival de Berlim com o Urso de Ouro e Urso de Prata e nos Estados Unidos com o Globo de Ouro (prémio da crítica).



Comovente, confesso...


As Confissões de Cavaco...





(Cavaco Silva by pe09) 

«Confesso que eu próprio fiquei um pouco surpreendido com o nível de 14 por cento de desemprego e de 35 por cento nos jovens», afirmou Cavaco Silva.

Neste âmbito, sublinhou, «temos que mobilizar todas as nossas forças, em todos os setores, para tentar promover a recuperação económica que só pode ser realizada pelos empresários, porque são esses que exportam e inovam».

Cavaco Silva falava aos jornalistas à margem do primeiro dia da sexta jornada do Roteiro para a Juventude, subordinada ao tema "Os jovens nas indústrias criativas: inovar para crescer".

O chefe de Estado foi ainda confrontado com o cancelamento, em cima da hora na semana passada, de uma visita à Escola Artística António Arroio, em Lisboa, no qual tinha à espera uma manifestação de alunos.

A este respeito, Cavaco Silva lembrou que tem uma vasta experiência em várias situações, seja como Presidente da República, seja como primeiro-ministro.

25 de Fevereiro de 2012



A "BOA NOTÍCIA":
Governo confirma cancelamento de conferência de imprensa da troika.

O Ministério das Finanças confirmou que a habitual conferência de imprensa da troika, que realiza-se após as avaliações ao programa português, foi cancelada. A decisão é justificada à TSF com o facto de o Governo entender que sendo um programa de apoio ás finanças portuguesas, as suas conclusões devem ser comunicadas pelo executivo. De acordo com as fontes contactadas pela TSF, apesar de ter sido cancelada a sua conferência de imprensa, a troika esta ainda a decidir se no final da terceira avaliação, que está agora a decorrer, vai ou não emitir um comunicado com um balanço das duas últimas.






A "MÁ NOTÍCIA":
Portugal, um país com grandes desigualdades nos rendimentos

Um estudo da OCDE coloca Portugal entre os países com maiores desigualdades nos rendimentos dos trabalhadores e conclui que o país precisa de alterações mais profundas nas leis laborais.

Portugal fez melhorias mas continua de forma persistente longe dos melhores. As conclusões da OCDE não deixam margem para dúvidas

O PIB per capita face à metade dos países da OCDE com níveis mais altos caiu na última década. As barreiras à competição em alguns sectores «continuam substanciais» apesar de terem reduzido.

A diferença de protecção laboral entre os contratos sem termo e temporários continua a ser é um dos principais problemas.

A OCDE confirma, em números, que Portugal está no grupo dos mais desiguais quando analisado o rendimento disponível das famílias. É o terceiro com maior desigualdade nos salários de trabalhadores a tempo inteiro. Portugal junta-se ao Chile , ao México, ou aos Estados Unidos por exemplo. O que significa que existe uma elevada concentração de salários, de capital


Friday, February 24, 2012

Boa Noite.

Ás vezes mais vale assim...

...só que mal acompanhado.



Fotografias: Gonçalo Afonso Dias
Ávila, Espanha, 2010

VANDALISMO CULTURAL



Junto-me assim ao protesto vindo DAQUI

Vencedores World Press Photo 2011



24 de Fevereiro de 2012


A "BOA NOTÍCIA":
UEFA: Vitórias de Sporting e Braga permitem nova aproximação a França
As vitórias de hoje do Sporting e do Sporting de Braga para a Liga Europa permitiram a Portugal manter-se na corrida com a França pelo quinto lugar do "ranking" da UEFA.

Depois de Lyon e Marselha terem vencido os respectivos compromissos da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e de Benfica, para a "Champions", e FC Porto, para a Liga Europa, terem sido derrotados nos seus embates, restava a "leões" e "arsenalistas" minimizarem os danos e tentarem vencer as suas partidas.

Em Istambul, o Sporting de Braga foi vencer o Besiktas por 1-0 e quase virava a seu favor a eliminatória, sendo afastado devido à derrota por 2-0 da primeira mão, enquanto, em Alvalade, o Sporting apresentou-se com a vantagem de ter empatado 2-2 e confirmou o seu favoritismo, vencendo por 1-0.

Finda mais esta ronda, e quando faltam os encontros da segunda mão dos oitavos da "Champions - jogam ainda Benfica (casa) e Lyon e Marselha (fora) -, a França mantém o quinto lugar, agora com 54.011 pontos, enquanto Portugal é sexto com 53.346.

Os dois países estão agora empatados em termos de equipas, com Portugal e França a pontuarem com duas formações cada e os seus pontos a serem divididos pelas mesmas seis equipas com que iniciaram as competições.

No final da temporada, e numa altura em que quarto e sétimo classificados estão muito afastados, o quinto lugar dá direito à presença de três equipas na próxima edição da Liga dos Campeões, duas directamente e uma terceira na última eliminatória, enquanto o sexto dá direito às mesmas três equipas, duas directamente e uma terceira na penúltima eliminatória, além de terem ambos direito a três equipas na Liga Europa.


A "MÁ NOTÍCIA":
Economia portuguesa vai recuar 3,3 por cento em 2012 Publicado ontem às 10:22

A Comissão Europeia indicou ainda que a Grécia vai ter um recuo da sua economia de 4,4 por cento, sendo que na Zona Euro a quebra será de 0,3 por cento.

A economia portuguesa vai recuar 3,3 por cento em 2012, menos que na última previsão, devendo apenas a Grécia ter pior resultado que Portugal com um recuo de 4,4 por cento.

Para a Alemanha, há uma revisão em ligeira baixa por parte da Comissão Europeia, que espera agora uma retoma moderada de 0,6 por cento, menos duas décimas que na anterior previsão.

O executivo europeu espera também um crescimento menos acentuado da economia francesa, prevendo agora apenas uma subida do PIB francês em 0,4 por cento.

Espanha deverá ter um recuo do seu PIB em um por cento, uma previsão que não conta ainda que as recentes medidas de austeridade, ao passo que o PIB italiano deverá cair 1,3 por cento.

A Comissão Europeia anunciou ainda uma previsão de queda da economia da Zona Euro de 0,3 por cento em 2012.

Boa Noite.


"Maka"
Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
Ilha do Mussulo, Angola, 2007

Thursday, February 23, 2012

Fotografia - " da Técnica"



Fotografia: Gonçalo Afonso Dias, Luanda, 2007


Da técnica
 (Texto para o "Olhares.com)

Publico esta fotografia para, mais uma vez e com todo o gosto, aqui deixar algumas palavras (inúteis, porventura...) sobre fotografia.
Desta vez abordo a questão da "Técnica".
É um tema recorrente em todas as formas de expressão artística.
Muitas vezes vêm-me à memória as sábias palavras de um pensador de que disse o seguinte: «A arte sem técnica não passa de um mero capricho».
É, sem dúvida uma frase forte, eventualmente desmotivadora (para alguns) mas que encerra um profundo conhecimento.
Partilho esse pensamento de uma forma menos literal, mas partilho.
A arquitectura - a minha área profissional, é talvez o que me melhor clarifica o que antes escrevi. As ideias podem ser geniais (embora não acredite em génios) mas se não forem metodicamente acompanhadas de conhecimentos técnicos alargados quando chega o "nascer da obra" acontece a "desgraça"... Costumo dizer aos meus amigos e colaboradores que a "Escola" é apenas um ponto de partida. A verdadeira Universidade, em arquitectura, é a "obra". Aí, com humildade, sem sobranceria, aprende-se a profissão - com um carpinteiro, com um serralheiro, com os operários que vivem com a mão na massa.
Em fotografia, a técnica é importante. Quanto mais não seja para que a subvertamos intencionalmente, com propriedade, com técnica, claro.
Dissertar sobre a relevância da técnica na fotografia seria assunto para longas páginas de prosa e, não sou eu, com certeza, a pessoa mais indicada para o fazer.
Escolhi uma fotografia tecnicamente discutível, exactamente porque quero abordar este tema de um modo particular.
A técnica de cada um - aquela que melhor pode contribuir para que, cada um, (repito), possa, com maior destreza captar e transmitir o que lhe vai na alma.
Foco-me aqui essencialmente na "fotografia de rua", na fotografia espontânea, no fotojornalismo.
Excluo naturalmente deste comentário a fotografia feita em Estúdio pela sua especificidade.
O conhecimento das potencialidades da máquina e das objectivas que eventualmente temos é, desde logo fundamental. Testar, ensaiar, exercitar (mesmo em casa) é o melhor caminho para isso.
A fotografia é feita de luz - é o seu principal ingrediente.
Quando saio para fotografar na rua, tenho primeiro o cuidado de ver "de onde vem a luz". Esse exercício faz-me mudar frequentemente de um passeio para o outro.
Depois, e não menos importante, "o céu", as nuvens - um filtro espantoso da luz que nos chega.
Regular a máquina para as condições que intuo é o primeiro passo. Se estou a trabalhar com uma reflex que aguenta, sem prejuízo da qualidade, um valor ISO elevado (800 por ex.) e a luz é fraca ou disponho de uma objectiva de gama média ou baixa, necessariamente pouco "luminosa" (f:5,6, no limite) esse ISO coordenado com a abertura escolhida e com a correcta especificação do "tipo de luz" dá-me, normalmente, margem para disparar para "alvos" em movimento com alguma segurança.
Na fotografia urbana e mais concretamente no fotojornalismo é muito útil um corpo que permita vários disparos sucessivos. As expressões corporais, sempre em mutação, são, assim, mais facilmente captadas.
Não menos importante é a possibilidade de escolher o ponto de medição de luz.
A maneabilidade dessa função é, no meu entender, um dos aspectos mais decisivos na captação da imagem fotográfica. Ao fim de alguns milhares de fotografias "falhadas" já conseguimos, quase mecanicamente e sem perdas de tempo, seleccionar o "ponto" que melhor irá resolver a nossa interpretação da luz. Por exº, num ambiente nocturno (e para quem não usa flash, como eu, seleccionar o ponto mais negro é "meio caminho andado" para um resultado satisfatório.
O conhecimento e o à-vontade com que trabalhamos na edição das nossas fotografias é mais um conhecimento importante no momento do click - Sabemos, por ex. que determinadas insuficiências que constatamos com o olhar serão facilmente anuladas com a edição com que estamos rotinados e familiarizados.

Em suma: vale a pena entender os fundamentos técnicos da fotografia - A Luz, a Profundidade de Campo e o recorte que possibilita, o equipamento que temos, a edição que fazemos.
Uma boa objectiva é, muitas vezes, mais decisiva do que um corpo cheio de megapixéis.
Um abraço a todos e boas fotografias.

Fotografia: Luanda, 2007

Zéca Afonso - 2-08-1929 / 23-02-1987

Passaram 25 anos...



O Fialho, Évora

"O Fialho"




Ir a Évora e não visitar "O Fialho" é como ir a Roma e não ver o Papa...

Numa noite memorável conheci os filhos do Manuel Fialho que deram continuidade ao trabalho do seu pai. No retrato - Amor Fialho - uma simpatia, um bom homem, excelente anfitrião.

A História do "incontornável" Fialho:
O Restaurante Fialho começou por ser uma tasca, fundada por Manuel Fialho em 1948, com a colaboração dos seus filhos Amor, Gabriel e Manuel. Os actuais donos, Gabriel, que tem a seu cargo a cozinha, e Amor, responsável pelas Relações Públicas, continuam a obra de seu pai.
No início dos anos 50 começou a servir petiscos e alguns pratos da comida tradicional alentejana , de confecção simples mas cuidada e dispondo de uma já razoável lista de vinhos.
Na década de 60 passou a ser “Casa de Pasto”, servindo numa base mensal alguns comensais, funcionários públicos e administrativos deslocados em Évora, sendo dessa fase o período do frango caseiro de churrasco, ao tempo famoso. Foi também na década de 60 que foram introduzidas obras de remodelação e ampliação que conferiram parte da actual traça do Restaurante. Esta remodelação (1965) ficou a cargo do Exmo Sr. Arquitecto Ruy Couto e ao construtor civil eborense, Romeu Mendes.
Na década de 70, o “ Fialho” esmerou-se no empenho de alargar e melhorar a qualidade da oferta, através da recolha de pratos tradicionais da região, alguns praticamente desaparecidos como a “Favada Real de Caça”, servida pelo rei D. Carlos aos seus convidados depois das caçadas, a “Sopa de Beldroegas”, “Migas Gata”, “Poejada de Bacalhau” e outros manjares alentejanos.



(Amor Fialho. Fotografias: Gonçalo Afonso Dias, Évora 2007)


Travessa das Mascarenhas 16
Évora
7000-557 ÉVORA
Distrito: Évora
Concelho: Évora
Freguesia: Santo Antão


Tel:  266 70 30 79
Fax: 266 74 48 73

Chefe de Sala: Amor Fialho

Chefe de Cozinha: Gabriel Fialho

Relações Públicas no Exterior: Manuel Fialho

Horário:
13:00 - 16:00
19:00 - 23:00

Encerra 2ª Feira


(Clique para aumentar)